Usuário de Rede Social que acusa bloqueio de conta não é dispensado de provar a ofensa

Usuário de Rede Social que acusa bloqueio de conta não é dispensado de provar a ofensa

Para que a responsabilização das redes sociais por suspensões indevidas seja reconhecida por decisão judicial, é necessário que o autor apresente um mínimo de provas. O uso comercial e a exposição pessoal nas redes sociais são fundamentais, justificando a iniciativa de ações contra suspensões arbitrárias de contas. No entanto, o autor não pode prescindir da prova do fato constitutivo do direito, demonstrando que a plataforma agiu em descompasso com a legalidade, e nesse ângulo, mereça a censura judicial com a reparação do dano porventura causado.

Com esses fundamentos, a Primeira Câmara Cível do Amazonas negou um pedido que acusou a suspensão unilateral da conta pessoal do autor pela Plataforma Facebook por falta de provas do ato ilícito.

No recurso examinado o autor pediu que um e-mail encaminhado ao facebook fosse considerado como prova de que formalizou junto à Plataforma pedido de explicações acerca da desativação de sua conta pessoal. Defendeu que a exigência de outras provas seria expô-lo à produção de provas diabólicas, impossíveis de serem demonstradas.

Ao decidir,no entanto, a Câmara Cível considerou que “as informações contidas na exordial do autor, não estiveram comprovadas por meio de provas documentais . Os documentos e fotos de publicações não podem ser considerados como provas e tampouco o e-mail encaminhado pelo autor à Plataforma”, concluiram os Desembargadores. 

0602934-27.2019.8.04.0001         Classe/Assunto: Apelação Cível / EfeitosRelator(a): Onilza Abreu GerthComarca: ManausÓrgão julgador: Segunda Câmara CívelEmenta: APELAÇÃO CIVIL. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. EXCLUSÃO DE CONTA DE REDE SOCIAL FACEBOOK. REPARAÇÃO MORAL. IMPROCEDÊNCIA POR FALTA DE PROVAS. SENTENÇA MANTIDA.

Leia mais

DPE e Prefeitura de Manaus firmam acordo para realocar famílias para residenciais do ‘Minha Casa, Minha Vida’

A partir desta quarta-feira (5), DPEIC inicia trabalho para realizar os acordos individuais das mais de 40 famílias de área em risco de desabamento...

Trabalhadores são resgatados em minas subterrâneas de garimpo ilegal no AM

Manaus – Realizada entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a Operação Mineração Obscura 2 teve como objetivo inutilizar minas subterrâneas de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ rejeita tese do “racismo reverso” de pessoas negras contra brancas

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (4) que o crime de injúria racial...

STF condena homem que furtou réplica da Constituição em 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 17 anos de prisão o homem que furtou uma réplica da Constituição...

Moraes autoriza transferência de kid preto de Brasília para Manaus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (3) a transferência do tenente-coronel Hélio...

PL concede incentivos fiscais para as famílias que cuidam de idosos em casa

O Projeto de Lei 2871/24 concede incentivos fiscais para as famílias que cuidam de idosos em casa. A proposta,...