TSE disponibiliza aos Eleitores Simulador de Votação. Entenda como acessar

TSE disponibiliza aos Eleitores Simulador de Votação. Entenda como acessar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu Portal na internet o Simulador de Votação. A ferramenta possibilita a eleitoras e eleitores simular exatamente o momento da votação, como se estivessem diante da urna no dia do pleito. De forma rápida e didática, o eleitor pode aprender brincando, informa o Portal do TSE.

Criado nas Eleições 2014, o simulador é uma alternativa a todos que têm dúvidas sobre a forma de votar e não querem errar na hora de exercer o seu direito. Com o treino virtual, você pode conhecer, por exemplo, a ordem de escolha dos candidatos, entender como é feita a digitação nas teclas numéricas e a necessidade de confirmar o voto.

As eleições deste ano vão eleger candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Simulador de votação

Ao entrar na página do Simulador de Votação, é possível escolher para qual eleição você quer treinar o voto: as municipais (1º e 2º turnos) ou as gerais – no Brasil, no Distrito Federal ou no exterior. A urna virtual é intuitiva. Basta seguir as orientações que surgem na tela. Se preferir, há também a possibilidade de ativar as instruções por áudio.

Para o treinamento, a ferramenta apresenta partidos, candidatas e candidatos fictícios. Ao votar no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, por exemplo, aparecerá primeiramente a opção de votação para vereador, com cinco números. Basta escolher um dos partidos disponíveis: Partido dos Esportes, Partidos dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares ou Partido do Folclore.

Se a escolha for pelo Partido dos Esportes, aparecerão os candidatos Golfe, Beisebol e Ginástica Artística. É só selecionar e digitar o número do candidato de sua preferência. Errou a digitação? Não se preocupe: é possível apertar a tecla “Corrige” para reiniciar, como ocorre também na urna eletrônica de verdade.

Depois, basta apertar o botão “Confirma”. Logo depois, a urna apresentará a votação para prefeito. Se a escolha for pelo Partido das Festas Populares, por exemplo, aparecerão na tela a candidata ao cargo de prefeito Festa Junina e a candidata a vice Festa do Milho. Digite o número e confirme.

 Com isso, finda a simulação da votação das Eleições Municipais de 2024. A urna mostrará na tela a palavra “FIM” e o famoso barulhinho: “Pilili”.

A pessoa pode simular quantas votações quiser. É só clicar no botão “Nova simulação” e retornar à página inicial para recomeçar o processo. O simulador tem caráter didático e, por isso, se for realizado algum procedimento incorreto durante a votação, será apresentada uma mensagem explicativa.

Eleições 2024

As Eleições Municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro (1º turno) e ocorrerão em 5,5 mil municípios do Brasil. Mais de 152 milhões de eleitoras e eleitores decidirão quem serão os chefes do Executivo e os representantes do Legislativo municipal pelos próximos quatro anos.

Caso necessário, em cidades com mais de 200 mil eleitores, o 2º turno ocorrerá no dia 27 de outubro, apenas para o cargo de prefeito e quando a pessoa mais votada não tiver alcançado metade mais um dos votos válidos no primeiro turno.

Fonte TSE

Leia mais

Justiça nega indenização a moradores da Cidade das Luzes, retirados do Bairro Tarumã, em 2015

Com o voto do Desembargador Domingos Jorge Chalub, do TJAM, a Terceira Câmara Cível do Amazonas, confirmou sentença que julgou improcedente um pedido de...

Justiça mantém condenação da Tumpex por crime ambiental em Manaus

Na denúncia o Ministério Público acusou a empresa de lançar resíduos sólidos diversos diretamente no meio ambiente, em Área de Preservação Permanente, e em...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Atentado em Brasília: Alvo era o Ministro Alexandre de Moraes, identifica investigações prévias

De acordo com investigações da Polícia Federal, Francisco Wanderley Luiz, extremista responsável por um ataque com bombas contra o...

STF denomina de terrorismo os atos de 13 de novembro e defende manter proteção à democracia

O episódio que ocorreu na última quarta-feira (13) na Praça dos Três Poderes, quando um homem lançou um artefato...

Justiça nega indenização a moradores da Cidade das Luzes, retirados do Bairro Tarumã, em 2015

Com o voto do Desembargador Domingos Jorge Chalub, do TJAM, a Terceira Câmara Cível do Amazonas, confirmou sentença que...

Justiça mantém condenação da Tumpex por crime ambiental em Manaus

Na denúncia o Ministério Público acusou a empresa de lançar resíduos sólidos diversos diretamente no meio ambiente, em Área...