TSE disponibiliza aos Eleitores Simulador de Votação. Entenda como acessar

TSE disponibiliza aos Eleitores Simulador de Votação. Entenda como acessar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu Portal na internet o Simulador de Votação. A ferramenta possibilita a eleitoras e eleitores simular exatamente o momento da votação, como se estivessem diante da urna no dia do pleito. De forma rápida e didática, o eleitor pode aprender brincando, informa o Portal do TSE.

Criado nas Eleições 2014, o simulador é uma alternativa a todos que têm dúvidas sobre a forma de votar e não querem errar na hora de exercer o seu direito. Com o treino virtual, você pode conhecer, por exemplo, a ordem de escolha dos candidatos, entender como é feita a digitação nas teclas numéricas e a necessidade de confirmar o voto.

As eleições deste ano vão eleger candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Simulador de votação

Ao entrar na página do Simulador de Votação, é possível escolher para qual eleição você quer treinar o voto: as municipais (1º e 2º turnos) ou as gerais – no Brasil, no Distrito Federal ou no exterior. A urna virtual é intuitiva. Basta seguir as orientações que surgem na tela. Se preferir, há também a possibilidade de ativar as instruções por áudio.

Para o treinamento, a ferramenta apresenta partidos, candidatas e candidatos fictícios. Ao votar no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, por exemplo, aparecerá primeiramente a opção de votação para vereador, com cinco números. Basta escolher um dos partidos disponíveis: Partido dos Esportes, Partidos dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares ou Partido do Folclore.

Se a escolha for pelo Partido dos Esportes, aparecerão os candidatos Golfe, Beisebol e Ginástica Artística. É só selecionar e digitar o número do candidato de sua preferência. Errou a digitação? Não se preocupe: é possível apertar a tecla “Corrige” para reiniciar, como ocorre também na urna eletrônica de verdade.

Depois, basta apertar o botão “Confirma”. Logo depois, a urna apresentará a votação para prefeito. Se a escolha for pelo Partido das Festas Populares, por exemplo, aparecerão na tela a candidata ao cargo de prefeito Festa Junina e a candidata a vice Festa do Milho. Digite o número e confirme.

 Com isso, finda a simulação da votação das Eleições Municipais de 2024. A urna mostrará na tela a palavra “FIM” e o famoso barulhinho: “Pilili”.

A pessoa pode simular quantas votações quiser. É só clicar no botão “Nova simulação” e retornar à página inicial para recomeçar o processo. O simulador tem caráter didático e, por isso, se for realizado algum procedimento incorreto durante a votação, será apresentada uma mensagem explicativa.

Eleições 2024

As Eleições Municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro (1º turno) e ocorrerão em 5,5 mil municípios do Brasil. Mais de 152 milhões de eleitoras e eleitores decidirão quem serão os chefes do Executivo e os representantes do Legislativo municipal pelos próximos quatro anos.

Caso necessário, em cidades com mais de 200 mil eleitores, o 2º turno ocorrerá no dia 27 de outubro, apenas para o cargo de prefeito e quando a pessoa mais votada não tiver alcançado metade mais um dos votos válidos no primeiro turno.

Fonte TSE

Leia mais

Réu que tentou estuprar e roubou a vítima não deve ser beneficiado por arrependimento, decide TJAM

Não se pode aplicar o instituto do arrependimento posterior, previsto no artigo 16 do Código Penal, em crimes cometidos com violência ou grave ameaça...

Primeiro turno para escolha do novo PGJ/AM, em lista tríplice, será definido nesta segunda (2)

Os membros do Ministério Público do Amazonas, incluindo promotores e procuradores, participam nesta segunda-feira (2), de uma votação para definir os candidatos ao cargo...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJPB condena entes públicos em R$ 30 mil por danos morais coletivos

O Estado da Paraíba, o município de João Pessoa e o Iphaep foram condenados em danos morais coletivos, no...

Réus são condenadas por operar call center para aplicar golpe contra aposentados

Quatro pessoas foram condenadas sob a acusação de envolvimento em um esquema de estelionato e associação criminosa, operado por...

CNJ cria eixo temático “Juizados Especiais” no portal de Boas Práticas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou o eixo temático “Juizados Especiais” no portal CNJ de Boas Práticas. A...

TJPB: Judas Iscariotes é absolvido durante Júri Histórico na ESMA

De forma inédita, a Escola Superior da Magistratura (ESMA) promoveu, em seu auditório, a realização do ‘Julgamento de Judas...