TRT-7 adere a acordo para compartilhar sistema “Pangea” de pesquisa de precedentes

TRT-7 adere a acordo para compartilhar sistema “Pangea” de pesquisa de precedentes

A Justiça do Trabalho do Ceará celebrou o Acordo de Cooperação Técnica com o TRT da 4ª Região (RS) em setembro deste ano. O objetivo da parceria é o compartilhamento da ferramenta “Pangea +”. Trata-se de plataforma de acesso a precedentes qualificados no âmbito da Justiça do Trabalho, assim como do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

Os presidentes do TRT da 7ª Região (CE), Durval César de Vasconcelos Maia, e da 4ª Região (RS), Francisco Rossal de Araújo, formalizaram o termo de adesão ao Acordo de Cooperação Técnica TRT4 nº 05/2023, em que também participam os TRT’s da 2ª, 5ª e 24ª Regiões.

Implantação no TRT do Ceará

A utilização da ferramenta representa demanda do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (NUGEPNAC), bem como do juiz coordenador do Núcleo, Germano Silveira de Siqueira. Ele é juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza. De acordo com o requerimento para utilização do sistema, a nova ferramenta vai impactar, de forma positiva, o trabalho de todas as unidades judiciárias do Tribunal.

A Secretaria-Geral Judiciária e a Divisão de Gestão de Precedentes, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), adotarão as providências necessárias para a implantação do sistema no Regional cearense. Estão previstos a criação de ambiente virtual no Portal do TRT-7, capacitação da equipe e treinamento dos usuários. Posteriormente, ocorrerá o lançamento oficial da plataforma com a apresentação do sistema a magistrados e a servidores.

Sistema Pangea+

Desenvolvida pelo TRT da 4ª Região (RS), a ferramenta Pangea+ tem o objetivo de facilitar a pesquisa de precedentes qualificados nacionais e regionais do Judiciário Trabalhista. A plataforma conta com mecanismo de busca intuitivo. As pesquisas são feitas a partir de vários critérios, que podem ser individualmente selecionados pelo operador ou delegados à tecnologia programada no sistema.

O Pangea oferece um meio rápido de pesquisar os instrumentos de uniformização jurisprudencial do Judiciário Trabalhista, facilitando a atuação de operadores do direito e valorizando a aplicabilidade dos precedentes em prol da segurança jurídica e da eficiência na atividade jurisdicional.

Com informações do TRT-7

Leia mais

Concurso para juiz do TJAM tem retificação quanto a datas de provas, vagas reservadas e títulos

A Comissão do Concurso e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgaram o 2.º Edital de Retificação do Concurso Público para o Ingresso na Carreira...

Ministro amplia prazo para Mecanismo de Combate à Tortura ser implantado no Amazonas

Em decisão do Ministro Luís Roberto Barroso, o Supremo Tribunal Federal determinou que o Estado do Amazonas terá até 120 dias, contados a partir...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Moraes pede complemento de provas sobre convite de Trump para posse nos EUA

Os advogados afirmam que Bolsonaro recebeu um convite oficial para a posse de Donald Trump, marcada para 20 de...

Concurso para juiz do TJAM tem retificação quanto a datas de provas, vagas reservadas e títulos

A Comissão do Concurso e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgaram o 2.º Edital de Retificação do Concurso Público...

TJ-SP mantém condenação de réu por homicídio qualificado contra idoso

A 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da 1ª...

Briga de alunos em transporte escolar em Nísia Floresta resulta em indenização

Os desembargadores integrantes da Segunda Turma da Terceira Câmara Cível do TJRN, à unanimidade de votos, rejeitaram um recurso...