TRF1 empossa Rosimayre Gonçalves no cargo de desembargadora federal da Corte

TRF1 empossa Rosimayre Gonçalves no cargo de desembargadora federal da Corte

A juíza federal Rosimayre Gonçalves tomou posse no cargo de desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) nesta quinta-feira, dia 14 de novembro.

Promovida por merecimento, a magistrada foi escolhida pela Corte ao lado de outras duas juízas para compor a primeira lista tríplice do TRF1 formada somente por mulheres. Rosimayre foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira, 13 de novembro, após integrar a lista por três vezes consecutivas.

No ato de posse, ocorrido na sede da Seção Judiciária do Piauí (SJPI), em Teresina, e transmitido pelo Teams, a então juíza federal prestou o compromisso solene de desembargadora federal e assinou, ao lado do presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, o termo de posse lido pelo diretor-geral de Secretaria, juiz federal Roberto Carlos de Oliveira.

Emocionada, a magistrada agradeceu o apoio de quem esteve ao seu lado em sua caminhada e relembrou a trajetória compartilhando uma memória da sua infância, quando ajudava os pais, lavradores, a plantar e a colher alimentos. “Isso marcou muito a minha infância porque era um momento em que a família estava junta, mas algo me incomodava, porque era muito sofrido para eles. Eu, olhando para aquele cenário, pensei: um dia eu vou mudar essa realidade”, contou a agora desembargadora, ao explicar que o cargo tem um valor especial para ela.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, que destacou a alegria de poder dar posse à nova desembargadora na sede da Seção Judiciária do Piauí.

Desejando boas-vindas à magistrada, o desembargador federal Roberto Carvalho Veloso, natural do Piauí, também expressou a honra para a Justiça Federal no estado em ser a sede da posse da nova desembargadora, que “tem trajetória de vida e de Justiça Federal das mais dignas e, com certeza, irá contribuir muito para o nome engrandecido do nosso Tribunal Regional Federal da 1ª Região”.

O ato de posse contou, ainda, com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e de desembargadores e juízes da Justiça Federal da 1ª Região.

Trajetória

Filha de trabalhadores rurais, Rosimayre Gonçalves de Carvalho é natural de Paracatu, Minas Gerais, e tem formação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU), e em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com mestrado em Ciências Jurídicas – foco em Direito Digital – pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Foi promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) de 1993 a 1998 e ingressou na Justiça Federal no cargo de juíza em agosto de 1998, onde já atuou como diretora do foro da Seção Judiciária do Maranhão (2001-2002) e coordenadora do Centro Judiciário de Conciliação (2018), do Centro Local de Inteligência (2021) e do Núcleo de Práticas Restaurativas (2022), todos da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Na SJDF, a juíza federal também atuou como instrutora no Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores e no Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa.

Além disso, ao longo da carreira, Rosimayre foi juíza eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (2001-2003); convocada para auxiliar a Presidência do Supremo Tribunal Federal (2013-2014) e convocada diversas vezes para o TRF1.

Leia mais

Governador é a autoridade que deve responder por eventual omissão na promoção do oficial militar

A promoção de oficiais da ativa da Polícia Militar do Amazonas é formalizada por decreto do Governador do Estado, conferindo-se ao Chefe do Executivo,...

TJAM condena Banco por hibridização de contrato que confundiu a vontade do cliente

Decisão da Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em julgamento de recurso de apelação, renovou a necessidade...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Dino ataca drible na transparência de emendas e manda abrir inquérito

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou medidas a serem cumpridas pela Câmara dos Deputados, os gestores...

TJSP mantém condenação de homem por latrocínio de casal de idosos

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 1ª Vara Criminal...

Justiça aceita denúncia contra padre acusado de estupro de vulnerável

A Juíza de Direito Andréia da Silveira Machado, da 1ª Vara Criminal de Guaíba, recebeu, na quarta-feira (17/12), a...

Compra on line: empresa deve indenizar consumidora em danos morais

A Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou a empresa GB Beauty Suplementos Ltda....