Trabalhadora adquire direito a aposentadoria por tempo de contribuição sem fator previdenciário

Trabalhadora adquire direito a aposentadoria por tempo de contribuição sem fator previdenciário

A Justiça Federal concedeu a aposentadoria por tempo de contribuição a uma trabalhadora exposta a agentes químicos, sem a incidência do fator previdenciário. O caso, analisado pela 1ª Câmara Regional Previdenciária de Minas Gerais, considerou as atividades exercidas pela autora, que envolviam manuseio de substâncias nocivas como sulfato de alumínio, cloro e ácido sulfúrico, entre outros.

De acordo com o julgamento, a efetiva exposição a agentes nocivos, comprovada por documentos como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), legitima o reconhecimento do tempo especial. A decisão seguiu a jurisprudência do Tribunal, que dispensa a análise quantitativa da concentração desses agentes para caracterização do risco ocupacional.

A autora havia acumulado 29 anos e 10 meses de tempo comum de contribuição até a Data de Entrada do Requerimento (DER), em 25 de novembro de 2016. Com a conversão do tempo especial em comum, o total superou 34 anos de contribuição, somando-se à idade de 53 anos na DER, o que resultou em mais de 85 pontos conforme o artigo 29-C da Lei n. 8.213/91.

A sentença recorrida foi reformada para conceder a aposentadoria por tempo de contribuição desde a DER, excluindo o fator previdenciário, em benefício da autora. A decisão inclui a correção monetária e os juros moratórios, além de uma majoração de 1% nos honorários sucumbenciais.

Esta decisão reforça a proteção aos trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde, reconhecendo a necessidade de compensação adequada pelo risco à saúde enfrentado durante o exercício de suas atividades.

Processo n. 1004967-52.2018.4.01.3500

Leia mais

Homem que asfixiou mulher no Colônia Terra Nova pega 16 anos de prisão

Makson Oliveira da Costa foi condenado a mais de 16 anos de prisão, em regime inicial fechado, pelo homicídio qualificado contra uma mulher de...

Recuperação Judicial não impede ações de cobrança para constituição de crédito, decide TJAM

Com decisão publicada no último dia 20 de janeiro de 2025, a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas, proferiu julgamento sobre...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Especialização não dá direito a registro no Conselho Federal de Medicina

A 13ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou apelação da sentença que indeferiu o pedido...

Facebook é condenado a indenizar por não recuperar acesso a conta hackeada

A gratuidade para a abertura de conta em rede social não afasta a relação de consumo estabelecida entre a...

Mero descontentamento da parte não torna cabível recurso de embargos

O mero descontentamento de uma das partes com o resultado do julgamento não permite apresentação de embargos de declaração, que...

Cuidadora é condenada a 23 anos de prisão por crimes contra idosa

Uma cuidadora foi condenada a 23 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de furto e estelionato praticados...