TJAM reconhece direito ao pagamento da 5ª parcela do escalonamento a policial civil

TJAM reconhece direito ao pagamento da 5ª parcela do escalonamento a policial civil

Em suas palavras: “As alegações atinentes a limites orçamentários/fiscais, não induzem à modificação ou extinção da pretensão autoral, haja vista que as medidas de contenção de gastos buscam a retomada do equilíbrio das contas públicas – através da melhor gestão dos recursos disponíveis – e não a exclusão de obrigações já assumidas pela Administração perante seus servidores”.

A decisão ressaltou que o rígido cumprimento das leis orçamentárias e seus limites fixados pela LC 198/2019 não exime o Estado de suas obrigações:

“O cumprimento das leis orçamentárias e seus limites fixados pela LC 198/2019 não pode ser utilizado como justificativa para a não implementação do pagamento de vantagens previstas em lei.”

Entendendo o escalonamento

O escalonamento refere-se ao pagamento da gratificação de exercício policial (GEP) de forma parcelada ao longo de um período específico. No caso em questão, a Lei 4.576/2018 prevê um pagamento escalonado, o que significa que a gratificação não é paga integralmente de uma só vez, mas sim dividida em parcelas que são distribuídas ao longo de um período de tempo.

A decisão determinou o pagamento retroativo da 3ª, 4ª e 5ª parcela da gratificação sejam pagas ao servidor, contando a partir de abril de 2020, 2021 e 2022, respectivamente. Além disso, esses pagamentos devem incluir os reflexos em férias, 13º salário e gratificação de curso.

Processo: 0494463-72.2023.8.04.0001

Leia a Ementa:

Juízo Prolator: Paulo Fernando de Britto Feitoza – 4ª Vara da Fazenda Pública Desembargadora Relatora: Joana dos Santos Meirelles EMENTA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL. RECURSO DE APELAÇÃO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER. PARCELA REMUNERATÓRIA. LIMITE PRUDENCIAL DE DESPESAS COM PESSOAL. INAPTO PARA JUSTIFICAR O NÃO PAGAMENTO DE VANTAGEM DECORRENTE DE DIREITO SUBJETIVO DO SERVIDOR. RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO. SENTENÇA MANTIDA.

Leia mais

Justiça valida medida para que candidata eliminada ao cargo militar por altura continue no concurso

 A estatura da população amazonense é um pouco menor do que a de outros Estados. Deve prevalecer, pois, as regras dispostas na lei Lei...

Ministro manda TJAM reexaminar Habeas Corpus após indeferimento de Justificação Criminal

O indeferimento pelo juiz da instauração de uma justificação judicial, embora possa não impactar diretamente a liberdade de ir e vir do acusado, impede...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Falta de regulamentação da cannabis é omissão dolosa, diz especialista

A falta de regulamentação da cannabis é uma omissão dolosa. A síntese é do advogado Cristiano Maronna, especializado em...

Justiça da Argentina ordena prisão de 61 foragidos do 8 de janeiro

A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra os 61 foragidos brasileiros que tiveram pedidos de extradição enviados...

Acórdão confirma justa causa de trabalhadora de confecção por transfobia

Por unanimidade de votos, a 7ª Turma do TRT da 2ª Região manteve justa causa aplicada por empresa de...

Mantida condenação de homem por estelionato sentimental contra ex-companheira

A 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 18ª Vara Criminal...