TJAM realiza primeira sessão ordinária do ano sob presidência do desembargador Airton Gentil

TJAM realiza primeira sessão ordinária do ano sob presidência do desembargador Airton Gentil

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas realizaram nesta quarta-feira (22/01) sua primeira sessão ordinária do ano, sob a presidência do desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, novo vice-presidente do TJAM. A sessão ocorreu de forma presencial, no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, no edifício-sede da instituição, com transmissão pela internet.

Na abertura da sessão, o desembargador Airton Gentil agradeceu aos demais membros do colegiado pela confiança para o exercício do cargo, pediu a compreensão de todos para esta fase em que está ocorrendo a transição entre sistemas de tramitação processual usados pelo Tribunal – do e-SAJ para o Projudi -, afirmando que já estão sendo tomadas providências junto à equipe de tecnologia da informação do Tribunal para aperfeiçoar o sistema e melhorar o trabalho.

Pauta

Os julgamentos começaram pelos processos com sustentação oral, entre os quais uma ação rescisória (n.º 4000221-29.2020.8.04.0000) requerida por candidata eliminada de concurso público da Polícia Militar de 2011 por não atingir altura mínima especificada no edital do certame. Após manifestação de votos pela procedência e improcedência, o julgamento foi suspenso por pedido de vista de membro do colegiado.

Em outra ação rescisória (n.º 4001525-34.2018.8.04.0000), o colegiado decidiu pela improcedência do pedido de requerente que foi excluído de concurso da Polícia Militar por ultrapassar a idade máxima para ingresso na carreira de oficial. No caso a sentença de 1.º Grau havia deferido o pedido, em 2013, considerando que o autor já era soldado na corporação; mas em 2017, em remessa necessária, o 2.º Grau do TJAM reformou a sentença, considerando jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da limitação etária para o exercício de determinadas funções públicas.

Também foram julgados outros recursos e os que foram adiados deverão ser analisados nas próximas sessões das Câmaras Reunidas, que ocorrem às quartas-feiras, às 9h.

 

 

Fonte: TJAM

 

Leia mais

Óbito fetal e gestação de alto risco, sem erro médico, não implica em dever de indenizar, fixa TJAM

O cuidado do médico depende também da colaboração do paciente. Se o paciente não toma as medidas necessárias para cuidar da saúde, ao médico...

É direito do servidor obter tutela para promoção se decorreu período máximo de espera, diz TJAM

A promoção funcional do escrivão da Polícia Civil para a 3ª Classe não exige a existência de vagas, desde que sejam atendidos os demais...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Óbito fetal e gestação de alto risco, sem erro médico, não implica em dever de indenizar, fixa TJAM

O cuidado do médico depende também da colaboração do paciente. Se o paciente não toma as medidas necessárias para...

É direito do servidor obter tutela para promoção se decorreu período máximo de espera, diz TJAM

A promoção funcional do escrivão da Polícia Civil para a 3ª Classe não exige a existência de vagas, desde...

Provado pelo Estado, mesmo depois da contestação, que o servidor gozou férias, inexiste indenização

O policial militar passou a inatividade e não usufruiu de férias regulamentares, alegou na ação. Desta forma, cobrou o...

Juíza do Amazonas que declarou voto em Lula em 2022, é suspensa por 60 dias pelo CNJ

Por maioria, o CNJ suspendeu por 60 dias a juíza Rosália Guimarães Sarmento, do Tribunal de Justiça do Amazonas...