TJAM realiza “I Fórum Judiciário de Combate à Violência Doméstica”

TJAM realiza “I Fórum Judiciário de Combate à Violência Doméstica”

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou no dia 15 de julho o “I Fórum Judiciário de Combate à Violência Doméstica”, com o tema “Reescrita das decisões judiciais na perspectiva de gênero como estratégia de combate e enfrentamento à violência doméstica”. Organizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid/TJAM) e pela Escola Judicial (Ejud/TJAM), o evento também marcou o pré-lançamento do “Projeto Gênero em Foco”.

A cerimônia de abertura contou com a presença de mais de 300 participantes, incluindo servidores, magistrados, estagiários, e profissionais da rede de apoio às mulheres. A presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, destacou a importância do diálogo sobre a violência doméstica e a necessidade de decisões judiciais mais equitativas. A coordenadora da Cevid, desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, ressaltou a importância da capacitação dos servidores para melhor acolher vítimas de violência.

A palestra magna foi conduzida pela professora doutora Camilla de Magalhães, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que abordou a reescrita de decisões judiciais sob a perspectiva de gênero. A juíza Ana Lorena Gazzineo mediou os debates, enfatizando a Resolução 492/2023 do CNJ, que torna obrigatória a adoção do protocolo de julgamento com perspectiva de gênero.

O evento também contou com a apresentação do “Projeto Gênero em Foco” pela juíza Ana Paula Braga, destacando a capacitação contínua de equipes do TJAM e instituições parceiras. A programação incluiu ainda a participação de diversas autoridades e profissionais que discutiram estratégias e ações para combater a violência doméstica.

Além disso, a assistente social Celi Cristina Nunes apresentou a Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica, proporcionando informações sobre recursos e contatos disponíveis para apoio às vítimas.

Este fórum representou um passo significativo no compromisso do TJAM em promover a justiça e a igualdade, enfrentando a violência doméstica com uma abordagem inclusiva e consciente.

Leia mais

Juiz condena Samsung por venda de celular sem carregador e determina indenização de R$ 5 mil

O Juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento, do 18º Juizado Cível de Manaus, aceitou um pedido contra a Samsung Eletrônica da Amazônia e condenou a...

MPAM reinaugura sede da promotoria de Boca do Acre com novas instalações e segurança reforçada

BOCA DO ACRE (AM) – Com a implantação de um portal detector de metais e ampliação do sistema de vigilância, o Ministério Público do...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Juiz condena Samsung por venda de celular sem carregador e determina indenização de R$ 5 mil

O Juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento, do 18º Juizado Cível de Manaus, aceitou um pedido contra a Samsung Eletrônica...

STF valida MP que permite capitalização de juros com periodicidade inferior a um ano

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou, por maioria, trecho de uma Medida Provisória (MP) que permite a...

Empregado acusado sem provas de furto reverte justa causa e recebe indenização

A 14ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região manteve, por maioria dos votos, a reversão da...

MPAM reinaugura sede da promotoria de Boca do Acre com novas instalações e segurança reforçada

BOCA DO ACRE (AM) – Com a implantação de um portal detector de metais e ampliação do sistema de...