Manaus/AM – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) nomeou duas juízas para substituir o desembargador Elci Simões de Oliveira e o juiz Jean Carlos Pimentel dos Santos, afastados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sob suspeita de fraude. Os magistrados teriam autorizado documentos que permitiram a retirada de quase R$ 150 milhões da Eletrobras. As nomeações foram oficializadas por meio de portarias publicadas em 22 de fevereiro.
As novas nomeadas são a juíza Lia Maria Guedes de Freitas, que assumirá a função exercida pelo desembargador Elci Simões, e a juíza Joseilda Pereira Bilio, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Itacoatiara, que ficará à frente da Vara Única da Comarca de Presidente Figueiredo, substituindo Jean Carlos Pimentel.
O afastamento dos magistrados ocorreu na última sexta-feira (21), após o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, determinar a medida cautelar.
Na manhã de segunda-feira (24), os gabinetes dos magistrados foram interditados por agentes da Polícia Federal e do CNJ, que realizaram buscas e apreensões na sede do TJAM e no Fórum de Presidente Figueiredo. Documentos e equipamentos eletrônicos foram recolhidos e enviados para perícia em Brasília.
Os magistrados afastados têm cinco dias para apresentar defesa ao CNJ.
Leia também:
CNJ afasta Magistrados do Amazonas do cargo após suposta fraude contra Eletrobrás
Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo jurídico e receba conteúdo exclusivo do Portal Amazonas Direito diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui ⚖️