TJAM implementa painel de acompanhamento de precedentes

TJAM implementa painel de acompanhamento de precedentes

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepac), passa a contar com um Painel de Acompanhamento que fornece dados estatísticos relativos aos processos vinculados aos precedentes qualificados, seja sob o rito do IRDR (Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas) seja do IAC (Incidente de Assunção de Competência) seja dos Recursos Repetitivos ou de Repercussão Geral, os quais estejam tramitando no âmbito do 2.º Grau.

Desenvolvido pelo Núcleo de Estatísticas da Presidência do Tribunal com o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça, o Painel de BI (Business Intelligence) foi apresentado na última reunião da Comissão Gestora do Nugepac, no fim de agosto, ao coordenador da Comissão, desembargador José Hamilton Saraiva.

O sistema também armazena o quantitativo de todos os processos sobrestados em razão da afetação (proposta que provoca o tribunal para definir se a controvérsia deve seguir o rito dos repetitivos) aos temas em andamento, cuja definição da tese vinculará o julgamento de todos eles, com o devido acompanhamento e monitoramento pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepac).

Por meio da ferramenta, é possível efetuar a pesquisa pelos campos: processo; relator; tema; status; tipo de precedente (IRDR, IAC, RR, RG) e tema resumido.

Acesso

Os dados constantes do Painel – que foram repassados pela equipe do Nugepac – também são compartilhados com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

link para consulta do Painel de Acompanhamento de Precedentes está disponível no site do TJAM, na aba “INSTITUCIONAL” (https://www.tjam.jus.br/index.php/painel-de-acompanhamento-de-precedentes)

Celeridade

O Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepac) do TJAM foi instituído pela Resolução n.º 056/2023, seguindo as diretrizes das Resoluções n.º 235/2016 e n.º 339/2020 do CNJ.

O Nugepac tem como objetivo o monitoramento e gerenciamento dos processos submetidos à sistemática de repercussão geral, de casos repetitivos, de incidente de assunção de competência e incidentes de resolução de demandas repetitivas, visando à celeridade, isonomia e segurança jurídica, bem como promovendo o fortalecimento e o monitoramento no julgamento das ações coletivas.

Fonte: TJAM

Leia mais

Eleição para a escolha dos novos dirigentes do TJAM e do TRE/AM ocorre na próxima terça-feira

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas elegerão, na próxima terça-feira (13/09), os novos dirigentes do Poder Judiciário Estadual e também do Tribunal...

TRF mantém condenação da União por morte de perito da federal no Amazonas

A União foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais à esposa e à filha de um perito criminal da Polícia Federal (PF)...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Cozinheira chamada de “negrinha” e excluída de reuniões deve ser indenizada

Uma empresa de automação deverá indenizar uma cozinheira que era chamada de “negrinha” e excluída das reuniões do setor....

Facebook é condenado a indenizar mulher que teve conta invadida e usada para golpes

A empresa Facebook Serviços On Line do Brasil foi condenada a restabelecer a conta de uma usuária, bem como...

Avança projeto que permite adaptar horário de trabalho por motivo religioso

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (4) projeto que garante aos trabalhadores o...

Oposição fará pedido de impeachment de Moraes na segunda, diz Cleitinho

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) anunciou, em pronunciamento no Plenário na terça-feira (3), que a oposição planeja protocolar um pedido...