TJAM comemora 3 anos de atividade contra crimes de Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes

TJAM comemora 3 anos de atividade contra crimes de Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes

A 2.ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes (VECCDSCA) iniciou uma campanha de arrecadação de roupas infantojuvenis femininas e brinquedos que serão destinados à “Casa Mamãe Margarida”, instituição que acolhe meninas em situação de vulnerabilidade social.

As doações podem ser feitas no Fórum Ministro Henoch Reis, 4.º andar, na própria Vara e, também, no 5.º andar, na Sala de Depoimento Especial 2. É possível, ainda, enviar uma mensagem para o Whatsapp (92) 99157-2249, para a coleta da doação em domicílio.

A campanha iniciou no último dia 16/08 e se estenderá até 16/09, fazendo parte das comemorações dos três anos de atividades da VECCDSCA.

Histórico

A 2.ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes conta com as magistradas Articlina Oliveira Guimarães (juíza titular) e Bárbara Folhadela Paulain (juíza auxiliar).

A unidade foi criada pela Lei Complementar n.º 190, de 10 de agosto de 2018, que alterou os dispositivos da Lei de Organização Judiciária do Estado do Amazonas (Lei Complementar nº 17/1997), estabelecendo, em seu artigo 12, a transformação da 4.ª Vara da Fazenda Pública Estadual nesta nova unidade judicial.

Sua competência está prevista no artigo 156-A da Lei Complementar de 2018, o qual foi acrescido à Lei de Organização Judiciária, e consiste em processar e julgar crimes contra a dignidade sexual, que tenham como vítimas crianças e adolescentes, tipificados na Parte Especial, Título VI do Código Penal (Decreto-Lei n.º 2.848/1940) e artigos 240, 241, 241-A, 241-B, 241-C, 241-D, 241-E e 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n.º 8.069/1990).

Em três anos de atividades, a 2.ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes proferiu um total de 1.050 sentenças.

Além dos serviços relacionados à atividade jurisdicional, a 2.ª VECCDSCA desenvolveu, nestes três anos, outras ações de cunho extraprocessual, como o “Projeto do Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Sexual”, “Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil”, “Projeto Juíza por Um Dia”, entre outros.

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

STF nega mudar decisão do TJ-AM que suspendeu isenção de templos religiosos de licença ambiental

Com decisão do Ministro Edson Fachin, o Supremo Tribunal Federal manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas que suspendeu a lei de...

É direito do estudante que tente antecipar o ensino médio se aprovado no vestibular, diz TJ-AM

É possível admitir que o estudante se submeta a um exame de proficiência para obter, por antecipação, o certificado de conclusão do ensino médio...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF nega mudar decisão do TJ-AM que suspendeu isenção de templos religiosos de licença ambiental

Com decisão do Ministro Edson Fachin, o Supremo Tribunal Federal manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas...

É direito do estudante que tente antecipar o ensino médio se aprovado no vestibular, diz TJ-AM

É possível admitir que o estudante se submeta a um exame de proficiência para obter, por antecipação, o certificado...

TJ-AM: A impetração de ação coletiva interrompe a prescrição para a cobrança individual de direito

Com voto da Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas...

Investigado por atos golpistas é preso na fronteira com a Argentina

A Polícia Federal (PF) prendeu na noite de ontem (22) o indígena José Acácio Serere Xavante, investigado pelo Supremo...