TJAM anuncia cadastro para emissão de carteiras de identificação para PCD ou autista

TJAM anuncia cadastro para emissão de carteiras de identificação para PCD ou autista

Nos dias 2, 3 e 4 de abril o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade, realizará o cadastramento para pessoas interessadas em obter as carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ( CIPTEA ) e ou de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD).

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD).

A iniciativa segue as orientações da Resolução n.º 401 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no tocante ao desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares.

Programação

A programação de atendimento começará no dia 02/04 (terça-feira), no Fórum Cível Euza Maria Naice de Vasconcellos, localizado na rua Valério Botelho de Andrade – São Francisco, zona Sul de Manaus.

No dia 03/04 (quarta-feira), os serviços serão oferecidos no Fórum Azarias Menescal de Vasconcelos, na Av. Autaz Mirim, 8812 – Tancredo Neves, zona Leste;

E no dia 04/04 (quinta-feira), o atendimento acontecerá no Fórum Desembargador Lúcio Fonte de Rezende, na Av. Noel Nutels, s/n – Cidade Nova, zona Norte.

Nos três dias, o atendimento será das 8h às 12h.

Durante o atendimento, as pessoas serão orientadas sobre como solicitar as carteiras por meio do aplicativo Sasi, da Sejusc, pois é necessário que o solicitante (ou responsável legal) habilite o aplicativo no celular. O programa está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple Store e Play Store.

Após o período de 3 meses da solicitação do CIPcD, a equipe da Divisão de Inclusão Acessibilidade e Sustentabilidade entrará em contato com o solicitante para informar os dados e local de retirada da carteira. Quanto à retirada da CIPTEA, o período é um pouco maior em razão do documento ser aprovado em Brasília.

Documentos

Para solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, os interessados deverão apresentar uma foto 3×4 (atual); RG e CPF; comprovante de residência; laudo médico; tipagem sanguínea; digital ou assinatura (presencial). O responsável legal da pessoa no espectro autista também deverá apresentar documento de identificação, comprovante de residência, telefone e e-mail.

Para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, os interessados ​​deverão apresentar uma foto 3×4 (atual); RG e CPF; comprovante de residência; laudo médico; tipagem sanguínea; e audiometria (PCD Surdo). O responsável legal da pessoa com deficiência deverá apresentar cópia do documento de identificação e CPF. Com informações do TJAM

Leia mais

Uso indevido do direito ao silêncio na pronúncia é ato natimorto, declara TJAM

O réu, no processo penal, tem o direito de não produzir provas contra si mesmo, e o exercício desse direito é externado por meio...

BR-319: Governo autoriza pavimentação do Lote Charlie, mas trecho central depende do TRF1

Nesta semana, o Governo Federal autorizou as obras de pavimentação do Lote Charlie (Trecho C) da BR-319/AM/RO. Foi emitida uma ordem de serviço para...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Sem pedido do militar para responder à acusação, nulidade preclui, reitera STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou um agravo regimental em habeas corpus relacionado a um caso de uso de...

Júri pode autorizar prisão imediata do réu após condenação, sem exceções

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a soberania das decisões do Tribunal do Júri (ou júri popular), prevista...

Uso indevido do direito ao silêncio na pronúncia é ato natimorto, declara TJAM

O réu, no processo penal, tem o direito de não produzir provas contra si mesmo, e o exercício desse...

AGU obtém bloqueio de R$ 34,5 milhões de fazendeiro que desmatou unidade de conservação no Pará

A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o bloqueio de bens no...