TCU acompanha licitação para transporte de insumos estratégicos para a saúde

TCU acompanha licitação para transporte de insumos estratégicos para a saúde

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez apuração de irregularidades em licitação promovida pelo Ministério da Saúde para contratar a prestação de serviços continuados de armazenagem e transporte multimodal dos Insumos Estratégicos para a Saúde (IES).

A análise foi motivada por alegação de que teria havido modificação da modelagem de contratação dos serviços licitados e do estabelecimento de remuneração adicional à empresa vencedora. Além disso, o atestado exigido na licitação teria sido genérico, sem vinculação com o serviço exclusivo de transporte de medicamentos e imunobiológicos de temperatura controlada.

A prestação dos referidos serviços atualmente vem sendo feita sem cobertura contratual e mediante o reconhecimento de dívida. Para o TCU, essa situação somente poderá ser saneada com a realização do devido certame licitatório e com os ajustes necessários na gestão e fiscalização contratual.

O pregão em análise, no entanto, foi revogado em 27/3/2023. O Ministério realizará, assim, contratação emergencial para a prestação dos serviços, uma vez que a contratação do serviço de transporte não pode sofrer solução de descontinuidade.

O relator do processo, ministro Vital do Rêgo, comentou sobre a “importância de que o Ministério da Saúde, na condução da mencionada contratação emergencial, autue processo administrativo específico para esse fim, contendo a demonstração da situação emergencial, a razão da escolha do contratado e a justificativa de preços”.

Ainda assim, o Ministério da Saúde iniciou processo de nova modelagem para a aquisição dos Insumos Estratégicos para a Saúde, o que será acompanhado pelo TCU.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Unidade de Auditoria Especializada em Contratações, vinculada à Secretaria de Controle Externo da Função Jurisdicional.

Processo: TC 029.554/2022-5

Com informações do TCU

Leia mais

Justiça determina restabelecimento imediato de energia em Careiro da Várzea

Sentença da Comarca de Careiro da Várzea julgou procedente Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Amazonas, confirmando liminar e determinando que a...

Transporte interestadual e quantidade da droga não afasta aplicação do tráfico privilegiado

Para se impedir o benefício do tráfico privilegiado é imperiosa a comprovação de algum evento concreto, dentro da cadeia factual, de que o agente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPAM fiscaliza falta de acessibilidade em estruturas públicas de Manaus

Com base em denúncias que relatam a omissão do poder público na implementação de equipamentos e mecanismos de acessibilidade...

Reparação da tragédia em Brumadinho inclui mais 5,4 mil atingidos

Nos meses de maio e junho, os valores da reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora...

Transferência de Adélio Bispo para hospital psiquiátrico é suspensa

Responsável por desferir uma facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, Adélio Bispo teve sua transferência...

Justiça mantém condenação de homem por publicar mensagens ofensivas em grupo de WhatsApp

Caso teria ocorrido em 2020, mas houve recursos contra a sentença do 1º Grau e, agora, a 2ª Câmara...