O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou sua primeira auditoria na folha de pagamento de um órgão público, especificamente na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para avaliar os pagamentos de adicional de insalubridade aos servidores.
A auditoria foi conduzida pela Diretoria de Controle Externo Admissões de Pessoal (Dicape) sob a gestão da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, com a participação de auditores da Corte de Contas.
Baseando-se no Manual de Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), a equipe revisou processos, conduziu entrevistas e analisou documentos para verificar a conformidade dos pagamentos de insalubridade.
Segundo o TCE, a auditoria focou na conformidade legal da concessão do benefício, tudo com a colaboração dos servidores da Semsa. As análises revelaram falhas na comunicação entre setores, permitindo que alguns servidores recebessem insalubridade indevidamente após mudanças de função.
A auditoria recomendou melhorias no controle interno e, após a apresentação dos achados, a Semsa corrigiu alguns processos.
Com informações TCE/AM