TCE/AM deflagra auditoria para apurar gestão do patrimônio florestal do Amazonas

TCE/AM deflagra auditoria para apurar gestão do patrimônio florestal do Amazonas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está realizando uma auditoria operacional para identificar deficiências e propor soluções na gestão do controle e proteção do patrimônio florestal do estado.

A ação, coordenada pela Diretoria de Controle Externo Ambiental (Dicamb) e com apoio da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e do conselheiro Júlio Pinheiro, visa combater o desmatamento e a exploração ilegal, mesmo diante das ações existentes.

A auditoria operacional, diferentemente das tradicionais, adota uma análise mais abrangente e aprofundada, buscando identificar tendências e padrões para diagnosticar com precisão os problemas e recomendar melhorias na governança do setor florestal.

A iniciativa, que seguirá até setembro, envolverá visitas técnicas e pesquisas documentais no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), além de entrevistas e aplicação de ferramentas de auditoria.

Com foco na capacitação dos auditores de controle externo, o TCE-AM promoveu um curso ministrado por especialistas em gestão florestal, visando preparar os profissionais para lidar com as complexidades da auditoria ambiental.

O objetivo final é promover uma gestão florestal mais eficaz, eficiente e sustentável, contribuindo para a proteção do meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações no estado do Amazonas, informa o Órgão de Contas. 

Com informações TCE/AMAZONAS

Leia mais

Promotor que chamou presidente de líder de quadrilha recorre para derrubar decisão de Gilmar Mendes

O processo administrativo instaurado pelo CNMP contra Walber Nascimento tem origem em episódio ocorrido durante sessão do Tribunal do Júri em Manaus, quando o...

TJAM fixa teses em IRDR sobre encargos bancários e limita cobrança automática de “Mora Cred Pess”

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao julgar o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) nº 0004464-79.2023.8.04.0000, firmou cinco teses jurídicas sobre...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Promotor que chamou presidente de líder de quadrilha recorre para derrubar decisão de Gilmar Mendes

O processo administrativo instaurado pelo CNMP contra Walber Nascimento tem origem em episódio ocorrido durante sessão do Tribunal do...

Consumidora com autismo será indenizada por falta de espaço adequado em show

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal condenou a Rock World S/A a indenizar uma pessoa...

Caminhoneiro embriagado recebe pena de 15 anos por morte e lesão grave de caroneiros

O Tribunal do Júri da comarca de Tangará condenou um motorista de caminhão a 15 anos de reclusão, em...