TAM deverá indenizar cliente de Fidelidade que teve seus pontos hackeados, fixa Juiz

TAM deverá indenizar cliente de Fidelidade que teve seus pontos hackeados, fixa Juiz

O juiz Baiardo de Brito Pereira Junior, da 14ª Vara Cível de São Paulo, determinou que a TAM Linhas Aéreas, indenize uma consumidora em R$ 6 mil por danos morais e restituição dos pontos hackeados de sua conta em programa de fidelidade.

O risco inerente à bastante lucrativa atividade do réu não pode ser transferido a consumidores vítimas de falha no exercício dela.Não se cogita, portanto, de fato exclusivo da vítima nem de terceiro, de modo que caberá ao réu devolver-lhe os pontos subtraídos, dispôs o Juiz em sentença. 

A decisão baseia-se no entendimento de responsabilidade objetiva da empresa, em conformidade com o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, devido a falha de segurança no serviço prestado.

Em dezembro de 2021, um cliente notou três resgates indevidos de produtos em sua conta, totalizando uma perda de 188.153 pontos, atribuíveis a um ataque hacker. 

A consumidora afirmou que sempre usava os pontos para trocar por passagens, não por produtos, o que apenas ocorreu durante o ataque hacker.

Em defesa, a companhia aérea negou falhas de segurança e atribuiu a responsabilidade exclusivamente ao cliente ou a terceiros, além de negar danos morais.

No entanto, o juiz determinou, em reparação de danos, a respectiva indenização,  confirmando  a invasão do sistema da empresa e destacando que a empresa não comprovou o destino dos produtos, reforçando a veracidade da versão do cliente e a falha de segurança da companhia.

Processo 1121180-54.2023.8.26.0100

Leia mais

DPE-AM instaura procedimento para monitorar oferta de exames PET-SCAN na rede pública de saúde

PC foi aberto após o Núcleo de Defesa da Saúde receber denúncias informando a indisponibilidade do exame, mesmo diante de decisões judiciais favoráveis A Defensoria...

Provas do concurso público da CMM para cargo de Procurador estão sendo realizadas hoje

As provas para o cargo de Procurador de 3ª Classe, do concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM), estão sendo realizadas hoje (24/11)...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

DPE-AM instaura procedimento para monitorar oferta de exames PET-SCAN na rede pública de saúde

PC foi aberto após o Núcleo de Defesa da Saúde receber denúncias informando a indisponibilidade do exame, mesmo diante...

TJ-PB mantém condenação por homicídio qualificado

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso interposto pela defesa de José...

Provas do concurso público da CMM para cargo de Procurador estão sendo realizadas hoje

As provas para o cargo de Procurador de 3ª Classe, do concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM),...

Rio tem esquema especial de serviços para Parada Do Orgulho LGBTI+O

A prefeitura do Rio preparou um plano operacional para a 29ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2024, neste domingo...