“Tá na hora de botar ordem na casa”: Conheça as propostas da Chapa 22 à presidência da OAB-AM

“Tá na hora de botar ordem na casa”: Conheça as propostas da Chapa 22 à presidência da OAB-AM

Com o lema “Tá na hora de botar ordem”, as candidatas à Presidência e Vice-presidência da OAB/AM, Grace Benayon e Adriane Magalhães, que lideram a Chapa 22, apresentam um conjunto abrangente de propostas voltadas ao fortalecimento e valorização da advocacia no Amazonas. A chapa destaca iniciativas focadas em melhorias significativas para a categoria, promovendo a defesa das prerrogativas, o acesso a recursos modernos e um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo para os advogados amazonenses.

Entre as 122 propostas divulgadas, destaca-se a criação de aplicativo, que permite facilitar a comunicação direta entre advogado e a OAB, oferecendo informações e cursos gratuitos, além de possibilitar que os advogados utilizem a ferramenta para relatar abusos de prerrogativas, com suporte para o envio de fotos, áudios e vídeos.

As propostas também incluem agilizar a abertura de sociedades jurídicas, implementação de um piso salarial para advogados, retorno do sistema e-SAJ, criação e melhoria de estacionamentos nos fóruns, agilidade no levantamento de alvarás, convênio com creches para dependentes de advogados.

A Chapa 22 também se compromete a exigir a liberação dos parlatórios nos presídios, evitando longas horas de espera para atendimento, a criação de vagas exclusivas para advogados nas unidades prisionais, o asfaltamento do estacionamento e das vias de acesso às penitenciárias. Outras promessas incluem apoio à saúde mental, fortalecimento dos direitos humanos e campanhas contra a violência no exercício da profissão. Também foram mencionadas iniciativas para capacitar jovens advogados, promovendo oportunidades de trabalho, apoio às mulheres na advocacia e a implementação de políticas de inclusão para pessoas com deficiência e autismo.

A Comissão de Prerrogativas da OAB e outras comissões temáticas desempenham papel central na aplicação dessas propostas, que visam fortalecer a atuação jurídica e garantir direitos fundamentais.

Leia mais

Servidor não pode sofrer o peso de produzir prova diabólica ao disputar direito de ser promovido

Tendo o servidor se obrigado a disputar, no contexto das relações administrativas, o direito à promoção funcional, denunciando a inércia da Administração Pública, narrando...

Excluir candidato com deficiência por inaptidão é prática vedada de antecipar estágio probatório

Antecipar a conclusão sobre a "inaptidão" de um candidato caracteriza discriminação ou desrespeito à legislação que protege os direitos das pessoas com deficiência, como...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justa causa é mantida para técnica de enfermagem que acessou prontuário de esposa do seu ex

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) manteve a despedida por justa causa de...

Plenário aprova propostas que limitam gastos do governo

Em 2024, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que impõe travas para o crescimento de despesas com...

Combate ao trabalho escravo doméstico é destaque nas aprovações da Câmara

Novas medidas de apoio e proteção para o trabalhador ou trabalhadora doméstica resgatado de condição análoga à de escravo...

Regulamentação da reforma tributária foi destaque em 2024

Com destaque para a regulamentação da reforma tributária e o pacote de corte de gastos, em 2024 o Plenário...