Um suposto explosivo foi interceptado neste sábado, dia 24, pela PM do Distrito Federal na via que dá acesso ao Aeroporto de Brasília. O fato foi informado pelo motorista do caminhão, que percebeu o suposto artefato- uma caixa com material de explosão-que teria sido ‘colocada’, no interior do caminhão. Com a vistoria policial, se encontrou uma pequena dinamite com temporizador, o que deixa a posse do presidente eleito sob pressão .
O explosivo foi retirado pelo esquadrão antibombas, e, de acordo com nota da PM, foi realizada a ‘desativação do artefato’ ainda no local. Após a apreensão do material, foi a vez da Polícia Civil entrar em cena, que iniciou a investigação dos fatos. O caso colocou mais tensão em meio aos preparativos da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
Há temor de que o GSI -Gabinete de Segurança Institucional- não realize o trabalho efetivo nos cuidados com o petista. O GSI é comandado pelo general Augusto Heleno. O PT decidiu retirar a segurança aproximada do presidente eleito dos militares do GSI e transferir a responsabilidade para a Polícia Federal, um fato inédito.