A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu rejeitar dois pedidos feitos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um dos casos, Bolsonaro solicitou acesso aos depoimentos da delação premiada de Mauro Cid, seu ex-assessor e tenente-coronel do Exército. No outro, ele questionou uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que permitiu a análise de dados obtidos da quebra de sigilo eletrônico sobre Mauro Cid.
A delação de Cid está sendo usada em investigações sobre Bolsonaro, relacionadas a um suposto plano para um golpe de Estado, falsificação de dados de vacinação e venda de joias que ele teria recebido da Arábia Saudita.
Um dos casos envolve o vazamento de uma investigação sigilosa sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018, que Bolsonaro divulgou em uma live em 2021.
A maioria dos ministros do STF rejeitou o pedido de Bolsonaro para arquivar essas investigações. O relator, Alexandre de Moraes, afirmou que permitir o acesso aos depoimentos de Cid neste momento poderia prejudicar as investigações.
Pet 1.1645
Inq 4.878