Doze novos juízes e juízas do Trabalho tomaram posse no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). Eles foram aprovados no 2º Concurso Nacional realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em 2023. A solenidade ocorreu no Fórum Trabalhista de Manaus (AM), na tarde da última sexta-feira (26/7), e contou com a presença de magistrados, servidores, familiares e convidados.
Os novos magistrados são: Andrezza Lins Vieira, Bárbara de Oliveira Villas Bôas Silveira, Dhiancarlos Picinin, Diego Enrique Linares Troncoso, Gabriel Cesar Fernandes Coêlho, Gustavo Gazzola Barella, Igor José Cansanção Pereira, Jéssica Menezes Matos, Julie Lira Perraud, Karina Oliveira Zarbielli, Luana Santos Alencar Oliveira e Mariana Maltez Dantas Ribeiro.
Mesa de Honra
A mesa de honra foi composta pelos seguintes membros:
- Desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, presidente do TRT-11;
- Desembargadora Joicilene Jerônimo Portela, corregedora regional do TRT-11;
- Desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, diretora da Escola Judicial (Ejud 11);
- Alzira Melo Costa, procuradora-chefa do Ministério Público do Trabalho (MPT);
- Jomar Ricardo Saunders Fernandes, corregedor geral de justiça do Estado do Amazonas;
- Igo Zany Nunes Corrêa, juiz do Trabalho Substituto, diretor de Direitos e Prerrogativas, representando a Amatra-XI.
Propósito e Vocação
Andrezza Lins Vieira, de 32 anos, discursou em nome dos empossados. Classificada em 49º lugar na ampla concorrência, Andrezza era oficial de justiça no TRT-11 desde 2021. Ela agradeceu a Deus e relembrou as dificuldades enfrentadas nas etapas do concurso, que teve início em janeiro de 2023 e contou com mais de 12 mil inscritos. Após 1 ano e 6 meses e cinco fases, 229 candidatos foram aprovados. Andrezza enfatizou a importância das escolhas de vida e agradeceu aos familiares, cônjuges, filhos, amigos e mestres.
Ela concluiu seu discurso desejando que todos sigam com ardor e perseverança, pautando suas ações por propósitos e valores, e não por interesses e conveniências. “Que sejamos instrumentos de Justiça e ajudemos a construir uma sociedade mais justa, livre e solidária, como nos roga a Constituição”, afirmou.
Pronunciamento do Presidente do TRT-11
O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, destacou as atitudes que os novos juízes devem cultivar: amizade, solidariedade, companheirismo, cumplicidade, amor ao Tribunal, ao país e à sociedade, além de imparcialidade. Ele enfatizou que os novos magistrados devem vir com o espírito de fazer a diferença no TRT-11.
Histórias de Superação
Gabriel Cesar Fernandes Coêlho, de 39 anos, servidor do TRT-11 desde 2005, expressou sua alegria pela posse como magistrado. Ele destacou a sensação de concluir uma fase de estudos e iniciar uma nova fase de responsabilidade.
Luana Santos Alencar Oliveira, de 35 anos, veio de Teresina (PI) acompanhada dos familiares e do filho Pedro, de 34 dias. Após quatro concursos frustrados, ela não conteve a emoção ao falar do desafio de realizar todas as etapas do concurso estando grávida. Ela destacou a importância do apoio recebido e a força que veio do filho.
Bárbara de Oliveira Villas Bôas Silveira, de 33 anos, também compartilhou sua história de superação. Seu filho, Paulo Ricardo, nasceu sete dias antes da primeira prova do concurso. Bárbara falou sobre os desafios e a importância da rede de apoio que recebeu. Ela destacou que a realização do sonho da magistratura e o bem-estar da família foram fundamentais para sua trajetória.