Servidor do TJAM e grupo são suspeitos de sacar dinheiro de contas judiciais no Amazonas

Servidor do TJAM e grupo são suspeitos de sacar dinheiro de contas judiciais no Amazonas

O Ministério Público e a Polícia Civil deflagraram a Operação Nababo, nesta quinta-feira (2), e cumprem 9 mandados de prisão temporária, além de medidas de busca e apreensão e sequestro de bens em Maués e Parintins.

Segundo o MP, o grupo é suspeito de fraudar emissão de alvarás para saque de valores de contas vinculadas a processos judiciais arquivados.

Durante a apuração constatou-se a existência movimentações processuais injustificadas incluindo nomes das partes e advogados estranhos aos processos, com posterior emissão dos alvarás, e, ainda, pagamento das movimentações processuais irregulares. O grupo também, colocava sigilo nos processos para dificultar o conhecimento do desvio e de seus rastros.

A investigação apontou indícios da participação de um servidor terceirizado do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Através da senha dele e de um outro suspeito, a investigação descobriu que houve diversas movimentações aparentemente inseridas nesta mesma dinâmica, com alvarás fraudulentos, em 6 comarcas, conforme apuração preliminar.

Levantamentos preliminares dão conta de que o prejuízo gire em torno de R$ 1,2 milhão, valores estes ainda em apuração e a serem confirmados.

O nome da operação decorre da exposição, em redes sociais, de elevado padrão de vida e ostentação por parte do principal suspeito, incompatível com sua remuneração no Tribunal de Justiça, que não justificaria o estilo nababesco exposto publicamente.

Leia mais

Condomínios contestam cobranças irregulares da Amazonas Energia por iluminação pública Interna

Os condomínios de Manaus estão enfrentando um impasse jurídico com a concessionária de energia elétrica Amazonas Energia, que vem realizando cobranças relacionadas à iluminação...

Juros de mora devem ser aplicados desde o dia do ilícito no caso de danos civis extracontratuais

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou, por meio de decisão relatada pela Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Condomínios contestam cobranças irregulares da Amazonas Energia por iluminação pública Interna

Os condomínios de Manaus estão enfrentando um impasse jurídico com a concessionária de energia elétrica Amazonas Energia, que vem...

Banco é responsabilizado por golpe de Leilão falso realizado por Pix

Decisão judicial reconhece falha na aplicação do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e reforma parcialmente sentença em recurso inominado. A...

Justiça diz ser inviável suspender descontos no caso de golpe de pix não esclarecido

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu manter a decisão que negou o pedido de suspensão...

Pensão por Morte é concedida a mulher que matou companheiro em situação de violência doméstica

A Justiça Federal concedeu o benefício de pensão por morte a uma mulher, que era vítima de violência doméstica...