Como parte das atividades do mês de novembro da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Eastjam), aconteceu na manhã da última sexta-feira (26/11) o “Webinário Segurança e Inteligência Institucional no Poder Judiciário”. O evento foi o primeira de diversas ações educativas voltadas para o tema segurança institucional que serão desenvolvidas pela escola.
O evento contou com a participação de três palestrantes do Supremo Tribunal Federal, Marcelo Schettini, secretário de Segurança, que falou sobre planos, projetos e ações para a modernização da segurança institucional no Poder Judiciário; Hipólito Alves Cardozo, coordenador de Segurança, que fez uma exposição sobre gestão de riscos e estudos de casos de ataques contra magistrados; por fim, Maurício Viégas Pinto, gerente de Inteligência, que apresentou as atividades de inteligência de segurança institucional no Poder Judiciário.
O desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM, fez a abertura do evento. Na oportunidade, o ele salientou a importância dessa troca de experiências com profissionais capacitados na questão de inteligência em segurança institucional.
Entre os mais de 100 participantes do webnário, servidores e servidoras do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Regionais da 1.ª e 2.ª Regiões, Ministérios Públicos, além de participantes dos Estados de Roraima, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal.
Segundo o diretor acadêmico da Escola do Servidor do TJAM, João Paulo Jacob, já estão programadas para o ano de 2022 novas capacitações na área de segurança institucional. “A expectativa é realizar mensalmente eventos de capacitação para o pessoal da segurança no TJAM”, afirmou Jacob.
Fonte: Asscom TJAM