Segurança é concedida a Peritos Oficiais do Amazonas que fazem jus a promoção funcional

Segurança é concedida a Peritos Oficiais do Amazonas que fazem jus a promoção funcional

A Desembargadora Nélia Caminha Jorge, em voto seguido à unanimidade no Pleno do Tribunal de Justiça, presidido por Flavio Pascarelli, fixou que o servidor público do Amazonas não pode ter negado o direito à promoção na carreira quando atendidos os requisitos legais por ser direito subjetivo, líquido e certo. A decisão atende a um Mandado de Segurança interposto pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas.

Na ação os servidores expuseram que o Estado do Amazonas vem se negando a conceder o direito à promoção relativo ao ano de 2016 dos oficiais peritos do Estado que se encontram habilitados à fazer jus a essa promoção e aos efeitos financeiros dela decorrentes. Reclamaram o decreto governamental para a consecução do desiderato jurídico. 

O Estado do Amazonas contestou a ação ao argumento de outra ação com identidade de pedir já transitava no âmbito do Poder Judiciário, além de que insistiu na não incidência do direito líquido e certo invocado pelas partes interessadas, além de também aduzir dificuldades com vedações encontradas na lei de responsabilidade fiscal. 

Na decisão, a relatora relembra os ensinamentos de Hely Lopes Meirelles quanto a incidência de direito líquido e certo, sendo aquele que ‘se apresenta manifesto em sua existência, delimitado na sua extensão e apto a ser exercido no momento da impetração’. Considerou esse direito comprovado ante o acompanhamento de prova documental da matéria alegada e a amparar o pedido. 

O julgado afastou a hipótese de litispendência aventada pelo Estado, pois foi ajuizada por parte diversa, afastando repetição de ação em curso a tratar da mesma matéria. No mérito, considerou existir o direito líquido e certo à matéria reivindicada, além de mencionar que esse direito já havia sido reconhecido administrativamente, concedendo-se a segurança aos servidores. 

Processo nº 4004017-57.2022.8.04.0000

Leia o acórdão:

Mandado de Segurança Coletivo nº 4004017-57.2022.8.04.0000 Impetrante: Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas Relatora: Nélia Caminha Jorge EMENTA – DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. PROGRESSÃO FUNCIONAL. OFICIAIS PERITOS. LITISPENDÊNCIA. INEXISTÊNCIA. INTERESSE PROCESSUAL. PRESENÇA. PROGRESSÃO. REQUISITOS CUMPRIDOS. DIREITO LÍQUIDO E CERTO. PROIBIÇÃO DE AUMENTO DE DESPESA COM PESSOAL. EXCEÇÃO LEGAL. SEGURANÇA CONCEDIDA.

Leia mais

Adail, com posse assegurada pelo TRE, responde por improbidade no TJAM

No Amazonas, prefeitos eleitos para a gestão 2025/2028 ainda enfrentam pendências jurídicas decorrentes de má gestão pública de administrações anteriores.  Manoel Adail Amaral Pinheiro,...

Empresas em débito com o Simples Nacional no Amazonas devem se regularizar; ameaça de exclusão

Contribuintes optantes do Simples Nacional (SN) que estiverem com pagamentos em atraso terão até o dia 31 de dezembro de 2024 para regular sua...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

JT reconhece discriminação e determina reintegração de trabalhador com deficiência

Em julgamento no dia 14/11, a 11ª Vara do Trabalho de Brasília determinou a reintegração no emprego por instituição...

Funcionário de loja recebe indenização por racismo, homofobia e posicionamento político

Uma loja de departamentos, em Umuarama, foi condenada a pagar uma indenização por danos morais a um funcionário vítima de racismo,...

CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets aprovou, nesta terça-feira (26), a convocação do cantor sertanejo Gusttavo Lima...

PF: acusados de tentativa de golpe atuaram em seis núcleos criminosos

A Polícia Federal (PF) concluiu que os indiciados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado se...