Réu é condenado a 14 anos por morte do enteado em mutirão do júri em Maués

Réu é condenado a 14 anos por morte do enteado em mutirão do júri em Maués

A 1.ª Vara de Maués concluiu na sexta-feira (26/07) a primeira etapa do “Mutirão do Tribunal do Júri” programado para a comarca. Dos dez processos pautados para o período de 22 a 26 de julho, nove foram julgados pelo Conselho de Sentença em sessões presididas pelos juízes Andressa Piazzi Brandemarti e Paulo José Benevides dos Santos, e realizadas no Plenário da Câmara Municipal de Maués e no Plenário do Fórum de Justiça Desembargador Oyama Cesar Ituassú da Silva.

No júri relativo ao Processo n.º 000575-19.2019.8.04.5801, realizado na quarta-feira (24/07), o réu Paulo Pedro Barbosa de Lima foi condenado a 14 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelo homicídio contra o enteado dele, Jeferson Pereira Pandura. O crime ocorreu em agosto de 2019, na Rua 10, Novo Bairro.

Ao votar pela condenação do réu, o Conselho de Sentença acatou a tese da Acusação, que denunciou Paulo Pedro Barbosa como incurso nas penas do artigo 121, parágrafo 2, inciso II do Código Penal (homicídio qualificado, praticado por motivo fútil). Segundo o processo, o réu e a vítima tiveram um desentendimento que resultou em luta corporal. Durante a briga, Pedro Paulo foi até a cozinha da residência em que morava, pegou uma espingarda e disparou um tiro contra a vítima.

A defesa do réu sustentou a tese da legítima defesa e pugnou pela retirada da qualificadora (por motivo fútil), o que não foi aceito pelos jurados.

Da sentença cabe apelação e foi dado ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade.

Na sexta-feira (26/07), outra ação que resultou em condenação foi o Processo n.º 0000046-97.2019.8.04.5801, em que o réu Josiney de Matos Pinto recebeu a pena de 12 anos e três meses de reclusão, por homicídio qualificado, previsto no artigo 121, parágrafo 2.º, inciso IV (que qualifica crime à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou demais recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido). O julgamento foi presidido pelo juiz Paulo José Benevides dos Santos, no Plenário do Fórum Desembargador Oyama Cesar Ituassú da Silva.

O réu foi condenado por matar com estocadas de faca pelas costas a vítima Jackson Ferreira Oliveira. Nesse mesmo processo também respondia como réu Danison Michiles da Silva, que foi absolvido pelo Conselho de Sentença.

O mutirão continua durante esta semana com outros dez processos em pauta.

Com informações do TJAM

Leia mais

TJAM suspende reintegração de posse que deixaria mais de 250 pessoas desabrigadas em Manaus

Ordem de reintegração havia dado apenas quatro dias para a desocupação voluntária e uso da força policial para a retirada dos moradores vulneráveis, incluindo...

MPAM repudia “PEC do Estupro” e promove palestras sobre violência contra a mulher

O evento discutiu sobre as necessidades de participação das mulheres em espaços da política e programas de perspectiva de gênero, além de mencionar ataques...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJAM suspende reintegração de posse que deixaria mais de 250 pessoas desabrigadas em Manaus

Ordem de reintegração havia dado apenas quatro dias para a desocupação voluntária e uso da força policial para a...

STF valida norma do Paraná sobre pagamento inicial de aposentadoria de servidores

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou norma do Estado do Paraná que prevê o início...

Instrutor de autoescola baleado durante aula receberá reparação

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou o Centro de Formação de Condutores São Leopoldo Ltda. a...

Defesa de kid preto diz que militar preso foi vítima de armação

O advogado Jeffrey Chiquini, defensor do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, preso no Rio de Janeiro no último dia 19,...