Repercutem as declarações de Elon Musk em relação ao ministro Alexandre de Moraes do STF. O empresário é dono da rede social X e diz que Moraes deveria renunciar ou sofrer impeachment. Musk questiona a autoridade e a conduta do ministro. Ele também sugere que em breve publicará informações exigidas por Moraes e demonstrará como essas solicitações violam a legislação brasileira.
Ao retuitar uma mensagem afirmando que o X está levantando todas as restrições e que “princípios importam mais que o lucro”, Musk sugere que está agindo em defesa da liberdade de expressão e dos valores fundamentais, mesmo que isso possa implicar em desafios ou prejuízos financeiros.
Essas declarações estão inseridas no contexto de tensões entre empresas de redes sociais e autoridades governamentais, com questões relacionadas à moderação de conteúdo e de liberdade de expressão.
Após as declarações de Musk, o Ministro Jorge Messias, da AGU, postou no antigo Twiter defesa em relação à necessidade de se regulamentar, em caráter de urgência, o uso das redes sociais.