Reforma Tributária: relator apresenta substitutivo ao PLP 68/24 com alterações no cashback

Reforma Tributária: relator apresenta substitutivo ao PLP 68/24 com alterações no cashback

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), relator da proposta que regulamenta a reforma tributária (Emenda Constitucional 132), apresentou no Plenário um substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, de autoria do Poder Executivo.

O projeto estabelece regras para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), todos criados pela reforma tributária.

Modificações propostas

Duas mudanças significativas no substitutivo envolvem o mecanismo de cashback, criado para devolver parte dos impostos às famílias de baixa renda:

O cálculo do cashback agora considerará as compras registradas nos CPFs de todos os membros da família, e não apenas do representante, como inicialmente sugerido pelo Poder Executivo.

O cashback aumentará a devolução da CBS para 100% nas contas de energia elétrica, água, esgoto e gás natural, em âmbito federal. A proposta original previa uma devolução de 50%.

“Realizamos 22 audiências públicas e 231 mesas de diálogo, totalizando 218 horas de atividades, onde 1.344 cidadãos, representantes de setores econômicos e governos das três esferas puderam expor seus pontos de vista”, afirmou Reginaldo Lopes.

O relator destacou que o substitutivo inclui ajustes técnicos na versão enviada pelo Poder Executivo. Entre os ajustes de mérito, houve também uma “limpeza” no PLP 68/24, eliminando, sempre que possível, obrigações acessórias e termos dúbios.

Recentemente, os deputados rejeitaram, por 309 votos a 139, um requerimento do PL que solicitava o adiamento da discussão. Em seguida, os debates no Plenário foram iniciados.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia mais

Justiça Federal deverá julgar conflitos decorrentes de grilagem de terras na RDS Rio Negro

Decisão da Desembargadora Federal Ana Carolina Roman, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), consolidou a competência da Justiça Federal para processar e...

Candidato preterido por omissão da administração deve ser nomeado ao surgir nova vaga, diz TJ-AM

Com voto da Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, a  Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) definiu o direito de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça Federal deverá julgar conflitos decorrentes de grilagem de terras na RDS Rio Negro

Decisão da Desembargadora Federal Ana Carolina Roman, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), consolidou a competência da...

Candidato preterido por omissão da administração deve ser nomeado ao surgir nova vaga, diz TJ-AM

Com voto da Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, a  Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas...

TJAM divulga calendário de atendimentos da “Justiça Itinerante” para o primeiro semestre de 2025

O Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou o calendário de atendimento de seu “Núcleo de Justiça Itinerante” para o...

Motociclista vítima de acidente com veículo alugado pode buscar indenização contra a Locadora

A empresa locadora de veículos responde civil e solidariamente por danos causados ​​a terceiros pelo locatário durante o uso...