A Promotoria de Justiça de Itamarati lançou o projeto Preparando para o Futuro, que busca proporcionar inclusão digital para moradores do Município. Com cerca de 40 pessoas utilizando diariamente o espaço, equipado com 20 computadores com acesso à internet, a iniciativa tem potencial para beneficiar mais de 9,6 mil indivíduos ao longo de um ano.
“Em Itamarati, grande parcela da população não tem acesso a nenhum tipo de tecnologia. Mais de 90% da população não tem um computador ou tablet em casa e não existe acesso à internet residencial. O projeto foi pensado quando percebemos que muitos órgãos públicos tinham uma quantidade considerável de computadores que seriam descartados por serem antigos ou obsoletos, mas que ainda poderiam ser utilizados. Então, pensamos em ligar em dois lados desta cadeia, usar as máquinas que seriam descartadas e dar uma nova destinação para elas”, esclarece o Promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros.
O programa está funcionando em uma sala adaptada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com 10 computadores doados pela prefeitura e outros 10 pelo MPAM.
“Os estudantes podem ir pra lá depois da escola para fazer pesquisas e trabalhos escolares, os professores podem levar os alunos para aulas especiais e adultos ou idosos também podem utilizar o espaço, caso queiram fazer um cadastro social, acesso ao site de banco ou ver notícias na internet. Isso visa aumentar o número de pessoas incluídas digitalmente em Itamarati”, complementa o titular da PJ de Itamarati.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MPAM