Promotor investiga paralisação de viaturas policiais por atrasos de pagamento pelo Estado

Promotor investiga paralisação de viaturas policiais por atrasos de pagamento pelo Estado

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), sob a liderança do Promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, abriu um Inquérito Civil para investigar uma denúncia divulgada em meios virtuais, por Portais de notícias.  A denúncia aponta que o Governo do Amazonas está com pagamentos atrasados ​​há mais de 90 dias, acumulando uma dívida de aproximadamente R$ 33,6 milhões.

Esses valores incluem a pagamento de serviços de manutenção de cerca de 50 viaturas da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que atualmente, segundo as denúncias, estão fora de operação e estacionadas no pátio da empresa Tecway Serviços e Locação de Equipamentos Ltda, localizada no bairro Santa Etelvina, em Manaus. 

A apuração do MPAM visa esclarecer uma possível omissão do Estado do Amazonas em relação ao cumprimento de suas obrigações contratuais com a Tecway. Segundo informações, a falta de pagamentos teria levado à suspensão das operações das viaturas, que seriam fundamentais para o policiamento ostensivo no estado. O Ministério Público busca entender os impactos dessa paralisação no interesse público e a possível consequência da retirada das viaturas de circulação para adoção de futuras providências, se for a hipótese. 

 Além disso, o Ministério Público pretende verificar a situação dos equipamentos de tecnologia embarcados nas viaturas, como câmeras e dispositivos de gravação de imagens e sons, além de sistemas de geolocalização. Será apurado se a Tecway está respeitando as especificações contratuais, inclusive em relação ao tempo mínimo de armazenamento dos dados capturados pelos equipamentos.

O Promotor Armando Gurgel Maia solicita que a Secretaria de Segurança Pública forneça uma lista completa de todos os procedimentos licitatórios e contratos em vigor com a Tecway, especificando os aditivos contratuais e os fiscais de contrato responsáveis ​​pela fiscalização dos serviços. A intenção é esclarecer todos os processos administrativos envolvidos e garantir que o contrato com a Tecway esteja sendo gerido de forma adequada e dentro das exigências legais.

Por sua vez, a Tecway foi formalmente notificada para que esclareça a situação contratual que levou à paralisação das viaturas. A empresa deverá informar quantas viaturas foram afetadas pela falta de pagamento e por quanto tempo esses veículos ficaram indisponíveis para o uso da segurança pública. A Tecway também deverá fornecer documentos que comprovem o alegado atraso no pagamento por parte do Estado do Amazonas e esclarecer se são tomadas as medidas necessárias para manter os serviços de manutenção em conformidade com o contrato firmado. A investigação está em fase inaugural. 

Leia mais

Sobrinho é absolvido por matar tio que tentou estuprar sua filha de 4 anos em Manaus

Almir Machado Andrade, denunciado pela morte de Átila dos Santos Andrade, foi absolvido na manhã de terça-feira (04/02), em julgamento popular realizado pela 3.ª...

Justiça determina que Município de Tefé/AM realize concurso público para professores

Decisão da 2.ª Vara da Comarca de Tefé determinou que o Município de Tefé apresente plano com o levantamento do número necessário de profissionais...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Sobrinho é absolvido por matar tio que tentou estuprar sua filha de 4 anos em Manaus

Almir Machado Andrade, denunciado pela morte de Átila dos Santos Andrade, foi absolvido na manhã de terça-feira (04/02), em...

TJ-MG absolve acusado de furtar loja de aparelhos celulares por falta de provas

Suspeitas e opiniões do julgador não podem ser usadas na fundamentação da sentença, sob pena de violação da presunção...

TRF1 garante que soldado acima do peso participe de concurso de Taifeiros da Aeronáutica

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou provimento à apelação da União e manteve...

Plano de saúde é condenado após queimadura causada por uso prolongado de oxímetro em recém-nascido

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu, por unanimidade, negar provimento à...