Programa Novos Caminhos é apresentado para os TJs de SP, PR e RR

Programa Novos Caminhos é apresentado para os TJs de SP, PR e RR

Iniciativa de vanguarda da Justiça catarinense, o programa Novos Caminhos foi apresentado aos representantes dos tribunais, das associações de magistrados e das federações das indústrias de São Paulo, Paraná e Roraima na última semana.

Por videoconferência, integrantes da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do TJSC, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) explicaram como o programa funciona, quais os avanços mais significativos ao longo dos anos e os principais desafios.

O encontro faz parte do processo de nacionalização do programa, liderado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até o momento, acordos de cooperação técnica foram assinados com os tribunais do Amapá, Pará e Tocantins. Em breve, já em trâmite, serão firmados acordos com mais 12 tribunais estaduais e com o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A juíza auxiliar Carolina Ranzolin Nerbass, da Corregedoria Nacional de Justiça, comandou as reuniões realizadas ao longo da última terça-feira. As apresentações, segundo ela, servem de base para os tribunais analisarem e formularem um modelo exequível conforme suas realidades.

“Com o Novos Caminhos”, disse a desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora da CEIJ, “o jovem adquire a possibilidade de sonhar”. Ela falou da evolução do programa nesses 11 anos e ressaltou a importância de uma equipe comprometida, irmanada com os preceitos estabelecidos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em linhas gerais, o objetivo do programa é estimular a cidadania e a autonomia de jovens que vivem nas 233 instituições de acolhimento de Santa Catarina. A eles são oferecidos serviços de educação, saúde e articulação para o mercado de trabalho.

Do tripé fundador do programa, participaram a desembargadora Rosane Portella Wolff (TJSC); os juízes Fernando Carboni e Daniela Morelli (AMC); e a gerente executiva de relações de trabalho da FIESC, Maria Antônia Amboni.

Atualmente, em Santa Catarina, além das instituições citadas, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.

Com informações do CNJ

Leia mais

Em Itamarati, Ministério Público premia alunos em concurso de redação sobre cidadania

Em uma ação de estímulo à educação e à cidadania, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, nesta quinta-feira (21/11), a premiação do 1º...

Ministério Público monitora Black Friday em Manaus para acompanhar supostas práticas abusivas

Ato da Promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), previne propagandas enganosas, possíveis fraudes e outras irregularidades durante...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador...

Outro militar do Amazonas é indiciado por tentativa de golpe de Bolsonaro

O general Nilton Diniz Rodrigues, comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira (AM),...

Em Itamarati, Ministério Público premia alunos em concurso de redação sobre cidadania

Em uma ação de estímulo à educação e à cidadania, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, nesta quinta-feira...

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (22) a atualização da composição das vacinas Spikevax, da...