Produção de prova que afronte o rito simples dos Juizados impõe a extinção do processo, fixa Turma

Produção de prova que afronte o rito simples dos Juizados impõe a extinção do processo, fixa Turma

No âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, verificando-se que a causa instaurada pelo autor exige para o seu deslinde a produção de perícia cujo objeto seja complexo, a hipótese é a de declaração de extinção do processo sem julgamento do mérito. A razão é simples, a Lei 9099/95 prevê a providência quando inadmissível  o prosseguimento da ação no rito informal  proposto pelo autor, mas que, na essência, contrarie a simplicidade da lei específica. Não se aplica a disposição do Código Processual Civil cuja solução é a de mandar os autos ao juízo competente. 

Com essa disposição, a 3ª Turma Recursal do Amazonas, com voto da Juíza Lídia de Abreu Carvalho Frota, reformou sentença por entender que a causa de pedir se traduziu na exigência de prova pericial para esclarecer a dinâmica de um acidente de trânsito. Os fatos revelaram um  abalroamento  frontal, com necessidade de esclarecer discussão sobre o sentido da via onde ocorreu o sinistro, tendo em vista a alegação de que um dos veículos esteve na contramão da direção.  

Na origem, o magistrado julgou improcedente o pedido do autor e aceitou o contraposto da parte passiva da ação. Assim,  condenou o autor por reconhecer sua responsabilidade civil. Derrotada, a parte sucumbente recorreu, apontando a complexidade da causa. A Turma aceitou o recurso. 

Em voto decisivo, a Relatora fundamentou que “em conformação com essas evidências e ante a incontornável incompatibilidade decorrente da complexidade probatória nos presentes autos, refoge, à ótica desta magistrada, o feito sub examine, da competência desse Juizado Especial Cível”

“Diferentemente, todavia, do processo civil comum , registro  que em sede de Juizado Especial, reconhecida a incompetência, seja relativa ou absoluta, os autos deverão ser extintos, e não remetidos para o juízo competente. Em conformação com essas evidências e ante a incontornável incompatibilidade que decorre  da impossibilidade de realização de perícia no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, reforma-se a r. sentença para  extinguir o feito sem resolução do mérito.”.

0717543-52.2021.8.04.0001        
Classe/Assunto: Recurso Inominado Cível / Indenização por Dano Material
Relator(a): Lídia de Abreu Carvalho Frota
Comarca: Manaus
Órgão julgador: 3ª Turma Recursal
Data do julgamento: 08/02/2024
Data de publicação: 08/02/2024
Ementa: RECURSO INOMINADO. DIREITO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. ABALROAMENTO DE VEÍCULO FRONTALMENTE. NECESSIDADE DE PERÍCIA. COMPLEXIDADE DA CAUSA VERIFICADA. PRELIMINAR SUSCITADA DE OFÍCIO. INCOMPETÊNCIA DO JUIZADO ESPECIAL PARA PROCESSAR E JULGAR A DEMANDA. SENTENÇA REFORMADA PARA JULGAR EXTINTO O PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO. SEM CUSTAS E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.

Leia mais

DPE e Prefeitura de Manaus firmam acordo para realocar famílias para residenciais do ‘Minha Casa, Minha Vida’

A partir desta quarta-feira (5), DPEIC inicia trabalho para realizar os acordos individuais das mais de 40 famílias de área em risco de desabamento...

Trabalhadores são resgatados em minas subterrâneas de garimpo ilegal no AM

Manaus – Realizada entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a Operação Mineração Obscura 2 teve como objetivo inutilizar minas subterrâneas de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ rejeita tese do “racismo reverso” de pessoas negras contra brancas

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (4) que o crime de injúria racial...

STF condena homem que furtou réplica da Constituição em 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 17 anos de prisão o homem que furtou uma réplica da Constituição...

Moraes autoriza transferência de kid preto de Brasília para Manaus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (3) a transferência do tenente-coronel Hélio...

PL concede incentivos fiscais para as famílias que cuidam de idosos em casa

O Projeto de Lei 2871/24 concede incentivos fiscais para as famílias que cuidam de idosos em casa. A proposta,...