Procon-AM e Sejusc fiscalizam acessibilidade em cinemas de shoppings na capital amazonense

Procon-AM e Sejusc fiscalizam acessibilidade em cinemas de shoppings na capital amazonense

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), conduziu uma ação de fiscalização em shoppings de Manaus, atendendo a uma solicitação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O objetivo da ação é verificar e garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência nos cinemas locais.

A fiscalização está sendo realizada em todos os shoppings da capital amazonense, visando assegurar que os cinemas instalados nesses shoppings, estejam aderentes às normas de acessibilidade.

Durante a operação de fiscalização, estão sendo examinados diversos aspectos relacionados à acessibilidade, como presença e adequação de salas adaptadas; disponibilidade suficiente de ingressos para pessoas com deficiência e seus acompanhantes; existência de estruturas e equipamentos acessíveis para garantir uma experiência inclusiva aos espectadores.

De acordo com o Procon, esta ação conjunta ressalta o compromisso do Governo do Estado do Amazonas que, através da parceria do instituto com a Sejusc, atende às demandas da Secretaria Nacional do Consumidor, garantindo assim que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados nos espaços de entretenimento da cidade. A Lei n.º 14.159 de 2021 determina que, em todas as sessões, haja recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência visual e auditiva no estado do Amazonas.

Denúncias

O consumidor amazonense pode realizar suas denúncias por meio dos seguintes canais de comunicação: (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados), site www.procon.am.gov.br ou correio eletrônico: [email protected]. Se preferir, pode comparecer ao Procon-AM ou aos PACS.

Com informações do Procon-AM

Leia mais

Vivo deve pagar R$ 6 mil a cliente por falta de contrato específico de serviços digitais

A juíza Maria do Perpétuo Socorro da Silva Menezes, do 15º Juizado Cível, condenou a Telefônica Brasil/Vivo por práticas comerciais abusivas. A ação foi...

Réu é condenado a 14 anos por morte do enteado em mutirão do júri em Maués

A 1.ª Vara de Maués concluiu na sexta-feira (26/07) a primeira etapa do “Mutirão do Tribunal do Júri” programado para a comarca. Dos dez...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPF, MPT e DPU recomendam que Estado do Amazonas assegure a manutenção do atendimento a imigrantes

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) recomendaram...

MPDFT obtém sentença que suspende concurso por violação das leis de cotas raciais

O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) e a 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e...

Acusado de agredir cunhada é condenado a 10 anos de prisão por tentativa de feminicídio

O Tribunal do Júri de Sobradinho condenou o acusado Valmir de Souza Pereira a 10 anos e seis meses...

Mantida condenação de réu denunciado por cárcere privado e violência doméstica

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu negar o recurso apresentado por réu condenado pelas...