Abertas inscrições para Juiz Leigo nos Juizados Especiais do Amazonas

Abertas inscrições para Juiz Leigo nos Juizados Especiais do Amazonas

Estão abertas as inscrições para o I Processo Seletivo para a Função de Juiz Leigo, voltado à atuação nos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Com um total de 23 vagas disponíveis, a seleção oferece oportunidades para diversas categorias: 9 vagas para ampla concorrência, 5 para candidatos negros, 5 para pessoas com deficiência, 3 para hipossuficientes, e 1 vaga destinada a candidatos indígenas.

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 25 de agosto, através do link https://www.tjam.jus.br/index.php/juizes-leigos. O valor da inscrição é de R$ 100, com prazo para pagamento até o dia 26 de agosto. Candidatos que comprovarem condição de hipossuficiência poderão solicitar isenção da taxa, conforme os critérios estabelecidos no edital.

O juiz Saulo Góes, coordenador-geral de Cursos na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e membro da Comissão do Processo Seletivo, destacou a importância de os candidatos estarem atentos ao prazo para solicitação de isenção da taxa, que vai de 10 a 18 de agosto, assim como ao período de inscrição, já que não há previsão de prorrogação.

Requisitos para Participação

Este processo seletivo, que inclui a formação de cadastro de reserva com até 200 classificados, exige dos candidatos os seguintes requisitos:

Ser brasileiro nato ou naturalizado; Possuir mais de dois anos de experiência como advogado na área de Direito; Não ser cônjuge ou parente, até o terceiro grau, de juiz togado do Juizado onde exercerá suas funções; Não exercer atividade político-partidária, não ser filiado a partido político ou membro de diretoria de órgão ou entidade associativa de classe; Não possuir antecedentes criminais ou estar respondendo a processo penal; Não ter sofrido penalidades nem praticado atos desabonadores no exercício de cargos públicos, privados ou na advocacia.

O aprovado deverá se submeter  à capacitação prévia de no mínimo 40 horas, e continuada, durante todo o exercício da função, ministrada pela Escola Judicial do TJAM.

Os interessados devem garantir sua inscrição dentro do prazo estabelecido e cumprir os requisitos para participar deste processo seletivo, que é uma excelente oportunidade para advogados que desejam atuar na Justiça do Amazonas.  

Leia mais

Adail Pinheiro tem cinco dias para revisar a lei de Coari que proíbe táxi e mototáxi por aplicativos

A Prefeitura Municipal de Coari, por meio da Lei Delegada nº 013/2025, publicada em 27 de janeiro deste ano, proibiu a prestação de serviços...

Anulação de ato administrativo não se confunde com pretensão de inconstitucionalidade, diz TJAM

A ação Civil Pública não é o meio processual apto a questionar, ainda que de forma incidental, a constitucionalidade de emendas constitucionais estaduais. O...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Resgate de animais em desastre é meta de projeto de lei da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui uma política de proteção, resgate e manejo de animais...

Proposta à Constituição que institui o semipresidencialimo no Brasil avança na Câmara

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/25 institui o semipresidencialismo e o voto distrital misto no Brasil a...

STF mantém, com alteraçoes, lei do Pará que instituiu na PM o serviço auxiliar voluntário

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Polícia Militar do Pará pode contar com voluntários para ajudar a...

STF prorroga prazo para União apresentar forma de execução de plano sobre medidas contra queimadas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à União que apresente, até 7/3, documento que estrutura...