PMAM promove ações em escolas estaduais voltadas à cidadania e liderança de jovens

PMAM promove ações em escolas estaduais voltadas à cidadania e liderança de jovens

Treze escolas públicas fazem parte do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Foto: Divulgação PMAM)

Nos meses de março e abril, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou uma série de ações nas escolas da capital por meio do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac). O projeto, que faz parte das iniciativas da corporação, tem como principal objetivo promover a cidadania, o espírito de liderança, civismo e a disciplina na Rede de Ensino Público, por meio de uma gestão cívica aliada às ações preventivas de Segurança Pública.

Nesses dois meses, as ações do Pesac foram realizadas em 13 escolas da capital amazonense e renderam mais de 400 atividades envolvendo palestras, visitas escolares, treinamentos, formaturas, reuniões e audiências públicas.

Segundo o comandante do Pesac, major PM Wilmones dos Santos, durante as atividades realizadas os policiais militares envolvidos no projeto interagiram com os alunos, promovendo palestras educativas sobre temas como cidadania, bullying, cyberbullying, orientação sexual, valorização da família, ordem unida, liderança, motivação, prevenção das drogas, entre outros.

“Além de palestras educativas, os nossos policiais militares realizam inspeções na entrada das escolas e atividades dinâmicas de grupo, que visam estimular o aprendizado e a integração dos estudantes”, explicou o major.

As unidades de ensino que receberam as ações do Pesac durante o mês de março foram: a Escola Estadual Professora Ana Lúcia de Moraes Costa Silva e Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana, localizadas no bairro Novo Israel; Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, no bairro Adrianópolis; Escola Estadual Belarmino Marreiro, no bairro Novo Aleixo; além de nove escolas localizadas no bairro Cidade Nova: Escola Estadual Cid Cabral da Silva, Escola Estadual Ernesto Pinho Filho e Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, Escola Estadual Juracy Batista Gomes, Escola Estadual Letício de Campos Dantas, Escola Estadual Maria do Céu Vaz D’Oliveira, Escola Estadual Osmar Pedrosa, Escola Estadual Sebastião Norões e Escola Estadual Dra. Zilda Arns Neumann.

Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, as ações do projeto promovem um ambiente seguro e integração nas escolas.

“O intuito do Pesac é formar cidadãos que se tornem exemplo para a sociedade, estimulando a disciplina e liderança em nossos jovens. Esse é um programa que nos enche de orgulho e que estamos buscando intensificar não só em Manaus, mas na Região Metropolitana”, explicou o comandante-geral.

O Pesac

A Polícia Militar do Amazonas criou o Projeto Escola Segura e Cidadã (PESC), em 31 de outubro de 2018. Em março de 2020, passou a denominar-se de “Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac)” e foi instituído no âmbito das Secretarias de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O Pesac representa um importante esforço da PMAM e do Governo do Amazonas para estreitar os laços com a comunidade escolar e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

O projeto, que atende mais de 21 mil alunos, é realizado em escolas estaduais de Manaus e nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Maués, Parintins, Tabatinga, Novo Airão e Autazes.

Com informações PMAM

Leia mais

Saúde: É possível que o Estado assuma custeio de tratamento fora de domicílio ao paciente

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) confirmou, por meio de apelação, o direito de um paciente portador...

Sem indícios de abuso na cobrança das faturas de energia, o ônus de provar o contrário é do consumidor

Nas ações em que a concessionária de energia  busca cobrar faturas em atraso- as denominadas ações monitórias-, o consumidor normalmente se encontra em posição...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Saúde: É possível que o Estado assuma custeio de tratamento fora de domicílio ao paciente

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) confirmou, por meio de apelação, o...

Sem indícios de abuso na cobrança das faturas de energia, o ônus de provar o contrário é do consumidor

Nas ações em que a concessionária de energia  busca cobrar faturas em atraso- as denominadas ações monitórias-, o consumidor...

Associação pede ao STF inclusão de alunos de ensino a distância em programa do governo federal

A Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que assegure aos...

Distrito Federal é condenado a indenizar usuária por acidente em academia pública

Usuária de academia popular, instalada pelo Governo do Distrito Federal, obteve na Justiça o reconhecimento de seu direito a...