Plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas é reinaugurado no Edifício-Sede da Corte

Plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas é reinaugurado no Edifício-Sede da Corte

O Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, localizado no térreo do Edifício Desembargador Arnoldo Péres (Sede do Poder Judiciário Estadual), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (29/10) após reforma e revitalização em sua infraestrutura. Reformulado, o espaço foi modernizado para a realização das sessões do Tribunal Pleno, das Câmaras Reunidas, além de outros eventos institucionais da Corte Estadual.

A obra foi entregue em cerimônia conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; com a presença da vice-presidente da Corte, desembargadora Joana dos Santos Meirelles; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes; de demais desembargadores; servidores do Poder Judiciário e operadores do Direito.

Segundo a desembargadora Nélia Caminha Jorge, as obras de reformulação contaram com a colaboração dos desembargadores do TJAM, que deram sugestões objetivando dar ainda mais comodidade e conforto ao local. “Após sua reforma, cujo projeto contou com sugestões do colegiado de desembargadores, o Plenário Desembargador Ataliba David Antonio foi reinaugurado nesta terça-feira (29/10) com o espaço recebendo adequações importantes para a melhor realização das Sessões de Julgamento no 2.º Grau”, afirmou a magistrada.

A obra

Com a reforma, o Plenário ganhou novas bancadas e mesas individuais para os desembargadores; novo púlpito para sustentações orais pelos operadores do Direito; um novo painel e outros implementos.

A obra de revitalização também incluiu a reforma do piso, do forro, de sua rede de som e recebeu uma nova iluminação (com fitas de LED).

Outra novidade foi a criação de um corredor no fundo do palco para melhor mobilidade dos desembargadores no acesso do Pleno à Sala de Togas, que dispõe de rampa para acessibilidade em sua circulação privativa.

Retrospecto

Com a inauguração do edifício Desembargador Arnoldo Péres, inicialmente o plenário da Corte funcionou no 10.º andar, sendo transferido posteriormente para o térreo do prédio. A ideia da mudança foi realizada com o objetivo de melhor aproveitar uma área do térreo que era pouco utilizada.

À época, a então Divisão de Engenharia do Tribunal de Justiça do Amazonas, hoje Secretaria de Infraestrutura, desenvolveu um projeto arquitetônico para promover os ajustes na estrutura do 10.º e 9.º andares e, ainda, do térreo.

Instalado no térreo do Edifício-Sede do TJAM, o Plenário passou a ter capacidade para 180 pessoas em sua plateia.

Desde então, o Plenário já passou por manutenção e reforma quando da ampliação dos membros da Corte e, na última delas, entregue em 27 de outubro de 2022, a revitalização das instalações permitiu ampliar a quantidade de cadeiras na plateia – com mais 55 novos assentos – e outras melhorias.

O Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, além das sessões ordinárias do Pleno e das Câmaras Reunidas, já sediou eventos com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); do Superior Tribunal de Justiça (STJ); de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros órgãos.

Fonte: TJAM

Leia mais

Simonetti diz ver com preocupação as apurações da Polícia Federal sobre plano para matar presidente

O Presidente da OAB, o amazonense Beto Simonetti, diz que a Ordem acompanha com atenção e preocupação os desdobramentos da apuração sobre o plano...

A superação do limite do cheque especial e as restrições de encargos se encontram em pauta do TJ-AM

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovada oferecida pelos bancos para ser utilizada de forma imediata quando o saldo da conta corrente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Dino determina a cemitérios cobrarem valores anteriores à privatização

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (24), que o município de São Paulo...

Duas em cada 10 brasileiras já sofreram ameaça de morte de parceiros

No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram ameaçadas de morte por parceiros atuais ou ex-parceiros românticos...

Homem é condenado por perseguir colegas de trabalho em razão de orientação sexual

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da 2ª Vara Criminal...

Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram ameaçadas de morte por parceiros atuais ou ex-parceiros românticos...