Placar de 70X2: Senado aprova projeto de renegociação de dívidas dos Estados com a União

Placar de 70X2: Senado aprova projeto de renegociação de dívidas dos Estados com a União

O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (14), por 70 votos a 2, um projeto que autoriza a renegociação das dívidas dos estados com a União. A medida permite a redução da taxa de juros e a utilização de ativos estaduais para abatimento da dívida. A proposta beneficia principalmente São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que juntos representam cerca de 90% do estoque da dívida estadual.

O texto, apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e relatado pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), estabelece que os estados podem reduzir os juros reais de suas dívidas para zero ao aderirem ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), mediante condições como a entrega de ativos e compromisso com investimentos em áreas específicas.

Os estados endividados poderão usar futuros ganhos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) para quitar suas dívidas. O FNDR será alimentado por repasses anuais da União, começando com R$ 8 bilhões em 2029 e alcançando R$ 60 bilhões em 2043. A proposta também prevê que parte da redução dos juros seja destinada ao Fundo de Equalização Federativa, beneficiando estados do Norte e Nordeste.

O projeto estabelece que os recursos aliviados com a redução dos juros devem ser aplicados exclusivamente em investimentos em educação, saneamento, habitação, mudanças climáticas, transportes e segurança pública. Despesas correntes e gastos com pessoal estão vetados.

Apesar das críticas de estados menos endividados, que argumentam que a medida penaliza quem mantém as contas em ordem, a proposta foi aprovada com o apoio de diversos setores, visando um equilíbrio federativo e a recuperação financeira dos estados mais endividados. A adesão ao Propag deve ocorrer dentro de 120 dias, com possibilidade de entregas de ativos em amortizações extraordinárias da dívida.

Leia mais

STF garante liberdade de imprensa e cassa pretensão de censura a Portal do Holanda

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria e com voto do Ministro Edson Fachin, em favor do Portal do Holanda,...

TJAM julgará ação para instalar conselho com representantes sindicais de todas as secretarias

Mandado de injunção solicita que conselho com representantes sindicais de todas as secretarias, previsto na Constituição do Amazonas, seja instalado; atualmente, apenas algumas categorias...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Placar de 70X2: Senado aprova projeto de renegociação de dívidas dos Estados com a União

O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (14), por 70 votos a 2, um projeto que autoriza a...

Impeachment é medida extrema, diz ex-Ministro do STF no caso das mensagens de Moraes

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello se manifestou sobre o episódio das mensagens do Ministro...

STF garante liberdade de imprensa e cassa pretensão de censura a Portal do Holanda

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria e com voto do Ministro Edson Fachin, em...

STF mantém validade de lei sobre investigação de acidentes aéreos

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quarta-feira (14) a validade da lei que estabelece regras de sigilo e...