Ato do Ministério Público do Amazonas cria projeto para o monitoramenteo da qualidade do ar. Segundo a publicação constante no órgão de divulgação oficial dos atos da PGJ/AM, a iniciativa tem o fim de monitorar os padrões de qualidade do ar e dar acesso desses resultados à população quando apresentarem níveis que prejudiquem a saúde pública.
A criação de índices que classificam a qualidade do ar em níveis que vão de bom a perigoso, passam também por classificações moderadas e insalubres. Essas classificações ajudam a alertar as populações sobre possíveis riscos à saúde, especialmente em áreas urbanas onde a concentração de poluentes costuma ser maior.
O ato da Procuradora Geral Leda Mara Albuquerque fala em buscar novas parcerias, através da interlocução com os poderes constituídos, órgãos, instituições, entidades privadas, parceiros institucionais e sociedade civil, mas não detalha o sistema de operacionalização que poderá levar à obtenção desses resultados. Relata, no entanto, que o projeto será executado por Grupo de Trabalho constituído especificamente para este fim.