Partidos de várias tendências condenam ataques à democracia

Partidos de várias tendências condenam ataques à democracia

Partidos das mais diversas tendências políticas divulgaram notas oficiais deixando clara a oposição aos ataques perpetrados por militantes bolsonaristas contra os três Poderes no domingo (8), em Brasília, que resultaram em saques, violência e depredações ao patrimônio público.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, partido ao qual Jair Bolsonaro é filiado, condenou os atos de vandalismo e eximiuo ex-presidente de ter envolvimento nas manifestações.

— Hoje é um dia triste para a nação. Esse movimento em Brasília hoje é uma vergonha para todos nós e não representa nosso partido, não representa Bolsonaro. As forças de segurança têm que fazer sua parte, não apoiamos esses movimentos. Apoiamos movimentos de bem — disse Valdemar em vídeo.

Outros partidos que fizeram parte da base do governo Bolsonaro também repudiaram a violência na Praça dos Três Poderes. Foi o caso do PP que por meio de nota condenou os “atos criminosos contra a democracia”. A legenda também se definiu “a favor da ordem pública”.

O Republicanos, que também compôs a base do governo Bolsonaro, disse “repudiar qualquer manifestação que ultrapasse os limites democráticos, seja ela de direita ou esquerda”.

O Novo, identificado com o liberalismo, também defendeu que “qualquer protesto deve ser pacífico e democrático. E existem caminhos institucionais para transformar a política e a sociedade, sem apelar ao caos e à barbárie”.

Repúdio

Diversos partidos de centro também repudiaram os ataques golpistas. Para o presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), o Estado democrático de direito “sofreu um inadmissível e gravíssimo ataque”. Em nota, chamou os manifestantes de “golpistas” e pediu que a “irresponsabilidade e conspiração contra a democracia não podem ser toleradas”. Bivar disse que o União Brasil condena “a ação terrorista” e cobrará das autoridades a punição de todos os criminosos. “A democracia é inegociável e soberana, e isso jamais deve retroceder no Brasil”, finaliza a nota.

A presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), qualificou os atos de domingo em Brasília como “inadmissíveis”. A nota do partido também atesta que o partido acompanhará de perto a apuração dos crimes por parte das autoridades responsáveis.

O Cidadania foi favorável à intervenção no governo do Distrito Federal (GDF). O partido alerta para a repercussão mundial que a tentativa de golpe de Estado teve, só possível, segundo a legenda, devido à “incapacidade, senão desídia, do governador afastado Ibaneis Rocha e do então secretário de Segurança Pública, Anderson Torres”. O PSDB também defendeu a prisão imediata dos envolvidos na tentativa de golpe.

Para o MDB, “a turba irracional abandonou os xingamentos nas redes sociais para violentar a nação brasileira”. A Executiva Nacional do partido conclama as classes empresariais e trabalhadoras para que “se unam contra a barbárie”.

Os partidos de esquerda, tanto os da base do governo Lula quanto os que não fazem parte, também foram unânimes em condenar a tentativa de golpe.

O PT postou nota garantindo que “os terroristas não passarão” na tentativa de implantar um regime autoritário no país. Já o PCdoB pede que as investigações se aprofundem sobre os financiadores das ações e movimentos antidemocráticos. E o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, chamou os participantes da invasão às sedes dos três Poderes de “baderneiros”.

O Psol anunciou que trabalhará pela instauração de CPIs no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do DF para investigar a negligência das autoridades, das forças de segurança e os financiadores dos movimentos golpistas. O Psol entende que Ibaneis Rocha deve ser chamado para depor. O partido também pede o desmonte dos acampamentos golpistas em frente a QGs do Exército país afora.

A Rede Sustentabilidade e o Partido Verde (PV), identificados com a pauta ambiental, também repudiam os ataques à democracia. O PV anunciou que entrará com pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha. Para o PV, Ibaneis foi omisso ao não disponibilizar o aparato de segurança pública necessário na repressão a uma tentativa de golpe de Estado.

Pequenos partidos de esquerda também divulgaram notas analisando a tentativa de golpe. Para o PSTU, as inúmeras filmagens realizadas durante a invasão às sedes dos Poderes evidenciam a conivência da PM do Distrito Federal, que, no entender da legenda, “escoltavam os golpistas”. O PSTU também disse entender que a invasão só foi possível devido à conivência das Forças Armadas e do GDF, e criticou a postura “conciliadora” dos ministros da Defesa, José Múcio, e da Justiça, Flávio Dino.

Já o PCO convocou uma maior mobilização popular, com a participação de sindicatos, organizações de moradia, estudantes e de luta pela terra. Para o partido, “é preciso derrotar o bolsonarismo nas ruas”.

Fonte: Agência Senado

Leia mais

Cobrança de IPTU é anulada por falta de previsão da planta de valores do terreno em lei municipal

Decisão da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em julgamento da apelação cível nº 0634882-50.2020.8.04.0001, atendeu a recurso do autor...

Justiça aceita recurso contra Crefisa, declara juros abusivos e manda devolver em dobro ao cliente

No caso julgado, o Tribunal de Justiça do Amazonas, em julgamento de 14.10.2024, aplicou o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que permite...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Cobrança de IPTU é anulada por falta de previsão da planta de valores do terreno em lei municipal

Decisão da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em julgamento da apelação cível nº 0634882-50.2020.8.04.0001,...

Justiça aceita recurso contra Crefisa, declara juros abusivos e manda devolver em dobro ao cliente

No caso julgado, o Tribunal de Justiça do Amazonas, em julgamento de 14.10.2024, aplicou o entendimento do Superior Tribunal...

Cliente mal informado do negócio não dá provas dos danos, mas deve receber indenização proporcional

Sem ter recebido a cópia assinada do contrato, o cliente é vítima da falta de informação do negócio, como...

Moraes determina extradição de foragidos do 8/1 que estão no exterior

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extradição de investigados pelos atos golpistas de...