Outubro Rosa: unidades do MPF pelo Brasil aderem à campanha a partir desta segunda-feira (2)

Outubro Rosa: unidades do MPF pelo Brasil aderem à campanha a partir desta segunda-feira (2)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ganha iluminação rosa a partir desta segunda-feira (2) em alusão ao mês de fortalecimento das ações de conscientização sobre o câncer de mama. A adesão ao movimento internacional para a detecção precoce da doença tem por objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama, fortalecer as recomendações de saúde para prevenção e estimular o diagnóstico e rastreamento da doença, a fim de reduzir sua mortalidade.

Além da sede da PGR, outras nove unidades do MPF pelo país trocam a iluminação de suas fachadas para fortalecer a causa: as Procuradorias da República na Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, além de cinco procuradorias regionais da República (PRR1, PRR2, PRR3, PRR4 e PRR5). Além disso, a Procuradoria da República em Rondônia instalará um painel temático da campanha na parte externa do prédio.

A PGR adere à iniciativa desde 2011. Junto à tradicional iluminação, há o reforço da divulgação de informações de saúde para seu público interno e disseminação de conteúdos nas redes sociais. Neste ano, a campanha busca informar às integrantes da instituição que a adoção de hábitos saudáveis pode minimizar os fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a prática regular de atividades físicas, controle adequado do peso corporal, evitar consumo de bebida alcoólica e o tabagismo são atitudes que podem diminuir em até 17% a ocorrência de casos de câncer de mama.

No fim do mês, está previsto evento on-line com a ginecologista e mastologista Gerli Coelho para abordar as principais dúvidas enviadas por servidoras, procuradoras e demais integrantes da instituição. O evento será transmitido pelo canal do MPF no YouTube, em 31 de outubro, às 14h30.

Dados – O câncer de mama é o tipo de câncer mais diagnosticado em mulheres, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, estimam-se 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama lidera os índices de mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste.

Com informações do MPF

Leia mais

Juiz nega ação contra Banco Bradesco e condena autora e advogado por litigância de má-fé

O juiz de direito Francisco Soares de Souza, da 11.ª Vara do Juizado Especial Cível, julgou improcedente uma ação movida contra uma instituição financeira,...

TJAM divulga classificação preliminar de inscritos para estágio presencial em Direito no interior

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou o edital de homologação de inscrições e classificação preliminar – SPESINT2024...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Juiz nega ação contra Banco Bradesco e condena autora e advogado por litigância de má-fé

O juiz de direito Francisco Soares de Souza, da 11.ª Vara do Juizado Especial Cível, julgou improcedente uma ação...

Facebook é condenado a indenizar mulher que teve conta roubada

A empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda foi condenada a restabelecer a conta de uma usuária, bem como...

TJAM divulga classificação preliminar de inscritos para estágio presencial em Direito no interior

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou o edital de homologação de inscrições...

Defesa de Daniel Silveira volta a pedir progressão para o semiaberto

O ex-deputado federal Daniel Silveira voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) progressão para o regime semiaberto de...