Outdoors contra Lula pelo Brasil fazem PT acionar TSE por propaganda negativa

Outdoors contra Lula pelo Brasil fazem PT acionar TSE por propaganda negativa

O Partido dos Trabalhadores protocolou no Tribunal Superior Eleitoral, na terça-feira (12/4), três representações por propaganda negativa antecipada feita por grupos políticos e eleitores por meio da instalação de outdoors com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A instalação foi viabilizada pelo autointitulado Movimento Conservador de Rondonópolis (MT); pelo grupo de amigos da Rua Sergipe, em Divinópolis (MG); e pelo grupo “unidos pela pátria”, de Imperatriz (MA).

A estratégia desses grupos foi colocar nos outdoors a imagem de Lula com mensagens chamando-o de “traidor da pátria”, “ladrão comunista” e “bandido”. Ao todo, foram oito peças registradas e informadas ao TSE pelo partido. Lula ainda não oficializou sua candidatura à presidência da República.

Segundo a defesa do PT, a legislação estabelece duas hipóteses para que seja configurada propaganda antecipada: pedido explícito de voto ou veiculação de conteúdo eleitoral por meio proscrito.

Assim, as críticas a Lula se enquadrariam no segundo tipo, já que o uso de outdoors para veicular propaganda eleitoral é proibido não só em período de pré-campanha, mas durante todo o período eleitoral.

Além disso, as mensagens não exaltam as qualidades de algum pré-candidato, mas depreciam a imagem do petista. Segundo os advogados, configurou-se a propaganda antecipada negativa, meio igualmente proibido pela Justiça Eleitoral.

“Faz-se imperiosa a determinação por este TSE da retirada do outdoor objeto da presente representação pelos seus responsáveis, tendo em vista que a mera instalação do artefato já propaga a propaganda negativa ao Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devendo ser removida o quanto antes, a fim de se evitar ainda mais o seu alcance”, diz uma das petições.

Em um dos casos, o partido pede também a remoção de conteúdo postado por usuários das redes sociais que fotografaram e divulgaram os outdoors instalados.

Fonte: Conjur

Leia mais

STF reconhece censura e restaura postagem de Portal do Holanda sobre abuso policial

Em decisão final, o Ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou procedente a Reclamação Constitucional ajuizada pelo advogado Christhian Naranjo, representando o...

Empresa deve indenizar consumidora do Amazonas por adiar show da Taylor Swift

A Justiça Estadual, em decisão proferida pelo Juízo do 4º Juizado Especial Cível, condenou a empresa organizadora de eventos “Tickets Master e Tickets For...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Doação de 23 carros: TRT-11 abre prazo até 30 de setembro para instituições manifestarem interesse

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por intermédio da Seção de Transportes, abriu prazo até 30...

TRT-11 promove palestra sobre empresas de mão de obra terceirizada no dia 26 de setembro

O evento é aberto à sociedade, especialmente aos interessados em desenvolvimento sustentávelO Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região...

TCE-AM cria comitê para intensificar o enfrentamento às queimadas no AM

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, anunciou nesta terça-feira (17) a criação do...

Há necessidade de reparação a estudantes em caso de operações policiais, diz MPF no Rio

“Quinto dia sem o caderno aberto, o livro fechado, a mente a vagar. Lá fora, o som é duro,...