Operação prende hacker suspeito de invadir sistemas e processos judiciais

Operação prende hacker suspeito de invadir sistemas e processos judiciais

Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, com o suporte do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS-TJSC), em apoio à investigação da 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Curitibanos, deflagrou a Operação Skyfall, com o objetivo de desmantelar esquema de acesso e alteração ilegal de dados processuais, que resultou na prisão de um hacker considerado o principal suspeito pela invasão e manipulação do sistema no Estado.

Resultados da operação

A ofensiva resultou no cumprimento, na cidade de Curitibanos, de dois mandados judiciais expedidos pela Vara Regional de Garantias da comarca de Lages: um de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Durante o cumprimento das ordens, que contou com o apoio da Polícia Científica, foi constatado que o investigado possuía mais de 1 terabyte de informações mineradas de um número indiscriminado de usuários.

Essas informações foram compiladas em um sistema próprio desenvolvido pelo investigado, que, de forma automatizada, possibilitava a violação de credenciais e o acesso a plataformas privadas e a sistemas judiciais e de órgãos de segurança e saúde. As atividades foram realizadas mediante a exploração de vulnerabilidades, representando grave ameaça à integridade das informações sensíveis. O principal suspeito foi preso, e documentos e equipamentos, apreendidos, com o objetivo de aprofundar a investigação e localizar mais evidências sobre a atuação do hacker e de possíveis cúmplices.

Investigado

O suspeito já havia sido investigado por crimes cibernéticos, ainda na adolescência. Ele é suspeito de ter violado mais de 80 credenciais de usuários, com diversos níveis de acesso, e de ter utilizado suas habilidades para falsificar documentos e adulterar processos.

O objetivo dessas ações era prejudicar a marcha processual e afrontar os sistemas judiciais. Além disso, as evidências apontam que o investigado utilizava ferramentas avançadas para ocultar suas ações e dificultar a detecção das invasões.

Colaboração interagências

A Operação Skyfall contou com o apoio do NIS-TJSC e teve o auxílio da Polícia Científica de Santa Catarina para preservação das evidências de interesse criminalístico. A colaboração interagências é essencial para o sucesso das operações, destacando o esforço conjunto na luta contra crimes cibernéticos. “Graças ao trabalho conjunto de inteligência, foi possível solucionar mais um caso de golpe que se perpetrava contra o sistema de justiça em Santa Catarina. Isso reforça a importância do trabalho integrado para combater todo e qualquer ataque às instituições e evitar que mais cidadãos sejam lesados”, pontuou o coordenador do NIS-TJSC, desembargador Sidney Eloy Dalabrida.

Operação Skyfall

O nome “Operação Skyfall” faz referência à determinação e resiliência das autoridades e lembra a forma como o agente James Bond enfrenta desafios para proteger o que é valioso. Neste caso, a operação simboliza o empenho das autoridades em combater a ameaça representada pelo hacker responsável pela manipulação de dados no sistema judicial. A “queda” do criminoso é inevitável, e a operação visa restaurar a ordem e a confiança no sistema de tramitação processual, garantindo a transparência e a integridade dos processos.

Com informações do TJ-SC

Leia mais

Amazonas deve habilitar ambulatório para população transexual do Amazonas, recomenda MPF

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES/AM), da Policlínica Codajás, da Procuradoria-Geral do...

Tribunal do Amazonas convoca estudantes classificados em seleção para estágio em Direito

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por sua Secretaria de Gestão de Pessoas, convoca para admissão e curso de formação inicial os aprovados em...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (18) o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo...

Amazonas deve habilitar ambulatório para população transexual do Amazonas, recomenda MPF

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES/AM), da...

Câmara aprova projeto que dispensa advogado de adiantar custas em ação de cobrança de honorários

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) projeto de lei que isenta os advogados de adiantar o pagamento...

Jus.br passa a oferecer serviço de busca de jurisprudência do Jusbrasil

Magistradas e magistrados de todo o país agora podem acessar o serviço de busca de jurisprudência do Jusbrasil de...