A Polícia Civil de Pernambuco informou à imprensa alguns detalhes da Operação Integration. Segundo as autoridades, os fatos se revelaram por um esquema complexo de lavagem de dinheiro, que utilizava plataformas de apostas para integrar valores ilícitos ao patrimônio dos envolvidos, criando um falso cenário de legalidade.
De acordo com a Polícia a operação está na terceira fase, focada em desarticular um esquema de lavagem de dinheiro por meio de “bets”, que operavam irregularmente no Brasil com jogos ilegais.
A operação teria sido iniciada em 2022, visando investigar a ocultação de grandes quantias de dinheiro de origem ilícita, utilizando empresas de eventos, publicidades, casas de câmbio e outras companhias para “legalizar” os valores através de depósitos e transações bancárias.
Segundo as autoridades, foram expedidos 19 mandados de prisão, incluindo a prisão da empresária e influenciadora digital Deolane Bezerra, além de sua mãe, Solange Alves Bezerra Santos.
As detenções foram confirmadas pela Polícia Civil de Pernambuco, que não detalhou os papéis das envolvidas na organização criminosa. Segundo a defesa de Deolane, a investigada confia na Justiça e está à disposição das autoridades para colaborar com a investigação, que corre sob sigilo.
A operação também resultou na apreensão de diversos bens, como imóveis, embarcações, aeronaves, veículos de luxo, e bloqueio de ativos financeiros no valor de mais de R$ 2,1 bilhões.
Medidas cautelares, como a entrega de passaporte e suspensão do porte de arma de fogo, também foram determinadas pela Justiça. Entre os bens confiscados estão um helicóptero ligado à empresa Vai de Bet, da qual o cantor Gustavo Lima é embaixador, e uma aeronave registrada em nome de uma empresa ligada ao cantor, que já havia sido vendida segundo sua equipe.