OAB-SC celebra 91 anos de exercício

OAB-SC celebra 91 anos de exercício

A OAB Santa Catarina completou 91 anos nessa segunda-feira (1º/1). Com mais de nove décadas de história, a seccional catarinense é uma das mais antigas do país e conta com 53 subseções e 49.663 advogados e advogadas.

Thiago Degasperin exerce a presidência interina da entidade até 15 de janeiro, em razão dos períodos de licença da presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio.

O suporte aos profissionais inscritos é assegurado pelas mais de 200 salas de apoio, instaladas em Fóruns, delegacias e unidades prisionais.

Para o vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, a trajetória da OAB-SC foi construída por meio do esforço do trabalho de advogadas e advogados em prol da sociedade. “Os 91 anos da OAB-SC foram construídos através da conjugação de esforços e ideais de centenas de advogados e advogadas com o objetivo de promover conquistas para a sociedade e a advocacia catarinenses”, afirma.

“E com muito orgulho faço parte desta brilhante história, especialmente entre 2019 e 2021, quando na Presidência da Ordem catarinense enfrentamos os nefastos efeitos da pandemia e encontramos soluções inovadoras que garantiram o exercício profissional e a continuidade do Sistema de Justiça em Santa Catarina. Nesta caminhada de mais de nove décadas, o trabalho coletivo e voluntário da advocacia catarinense em prol de sua instituição tem sido essencial e garantido mais avanços e mais futuro para a nossa profissão”, completa.

A OAB-SC começou a escrever sua história em 1932, desde a criação da entidade por meio do Decreto nº 22.039. A instalação da seccional catarinense, por sua vez, foi em 1º de janeiro de 1933, sob a liderança do advogado e político Nereu Ramos (1933-1934).

A primeira diretoria da seccional era composta por Nereu Ramos, presidente; Edmundo Acácio Moreira, vice-presidente; Pedro de Moura Ferro, primeiro secretário; João Bayer Filho, segundo secretário; e Affonso Wanderley Júnior, diretor-tesoureiro.

Ao longo do tempo, a seccional catarinense foi protagonista em movimentos como a campanha “Diretas Já”, a oposição contra a ditadura militar, as lutas pela anistia e pela liberdade de imprensa e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte.

Com informações da OAB Nacionaol

Leia mais

Em Tefé, DPE-AM capacita jovens para identificar e combater a violênciadoméstica contra a mulher

DPE-AM realiza palestras com pais e responsáveis de alunos e com estudantes de escola municipal A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta...

Após decisão do TJAM, PC-AM adota medidas para cadastro de servidores visando futuras promoções

Critérios de desempate para fins de promoção, no âmbito da Polícia Civil do Estado do Amazonas, assim descritos na lei de n.º 2.875, de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Operação Faroeste: Corte Especial torna ré desembargadora do TJBA e prorroga afastamento

A corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, na quarta-feira (6), a denúncia do Ministério Público Federal...

TJ mantém condenação de motociclista que colidiu em viatura com moto roubada

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou um motociclista a...

Viúva de gerente assassinado em fazenda no Paraguai receberá pensão mensal

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou que a Estancia Agua Blanca S.A. pague indenização por danos...

Em Tefé, DPE-AM capacita jovens para identificar e combater a violênciadoméstica contra a mulher

DPE-AM realiza palestras com pais e responsáveis de alunos e com estudantes de escola municipal A Defensoria Pública do Estado...