Ministério Público realiza treinamento da primeira turma de Servidores do Programa de Teletrabalho

Ministério Público realiza treinamento da primeira turma de Servidores do Programa de Teletrabalho

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) concluiu hoje, 14, o treinamento da primeira turma do Programa de Teletrabalho. A programação do evento iniciou-se no último dia 08, com a palavra de abertura do Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que destacou o avanço da Instituição sobre o desenvolvimento de sua atuação, mesmo em meio à pandemia.

“A pandemia da covid-19 nos fez amadurecer em vários aspectos, e um deles foi o profissional. Hoje, avançamos para um outro nível de atuação, permitindo-nos velocidade ao trabalho e agilidade nas respostas que a sociedade almeja”, considera o PGJ.

A Contextualização do teletrabalho: conceitos e modelos adotados no serviço público foi o tema abordado pelo Dr. Mauro Saraiva Barros Lima – Administrador, Mestre em Administração Pública e Servidor da Secretaria de Gestão de pessoas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), um dos palestrantes convidados. O Chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público, Promotor de Justiça Darlan Benevides de Queiroz, trouxe a abordagem sobre “Normas referentes ao Teletrabalho” e o Diretor de Tecnologia do MPAM, Tadeu Medeiros Bezerra, “Orientações sobre o uso de equipamentos, ferramentas tecnológicas e acesso remoto”.

“O Teletrabalho é uma experiência que busca aumentar as metas de produtividade e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dos servidores a ele submetidos, além de permitir à Administração estudar e implementar o redimensionamento dos espaços físicos e dos procedimentos administrativos. O êxito da experiência significará uma melhor qualidade e produtividade na prestação dos serviços do MPAM à Sociedade amazonense,” declara o Chefe do Ceaf.

O encerramento do treinamento do Programa de Teletrabalho contou com a participação da Educadora Física Camila Duarte Teodoro, que falou sobre “Ergonomia no trabalho”. O Psicólogo Carlos Humberto Cavalcante de Oliveira Ramalho – especialista em Gestão de pessoas, Gestão de saúde, Terapia familiar e TCC, falou sobre “Confiança: a base das equipes de sucesso”.

Ao final das palestras, a Comissão de Gestão do Teletrabalho, proporcionou aos teletrabalhadores um momento para perguntas e esclarecimento de dúvidas.

“Com a pandemia do novo coronavírus, esse processo se acelerou e a experiência demonstrou que muitas atividades podem ser exercidas de forma plena à distância. As audiências por videoconferência passaram a ser regra nesse período, quando antes era exceção. As intimações eletrônicas foram eficazes. As reuniões e os atendimentos ao público foram possíveis na modalidade virtual. Tudo isso num processo sem volta. As Instituições, portanto, não atribuem ao teletrabalho a natureza de um novo regime jurídico para os servidores públicos e sim programa de gestão e justificam, dentre inúmeras vantagens, a adoção do trabalho remoto como ferramenta de incremento da eficiência, da efetividade e da produtividade do trabalho”, considera a Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, coordenadora da Comissão do Teletrabalho do Ministério Público do Amazonas (CGT/MPAM).

Fonte: Asscom MPAM

Leia mais

STJ confirma garantia a militares bombeiros do Amazonas primazia de antiguidade por curso de formação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que reconheceu como legítimo o uso da classificação final...

Mesmo sem uso exclusivo, é cabível a apreensão de bem pelo IBAMA quando empregado em infração

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que o IBAMA pode apreender embarcações utilizadas em crimes ambientais mesmo quando o bem também é usado...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Governo recorre ao STF para manter mudanças no IOF, e Moraes tem a força decisiva

O governo do presidente Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (1º) para tentar manter o decreto...

Dono de embarcação é condenado a pagar indenização por pesca ilegal

A 2ª Vara Federal de Rio Grande (RS) condenou um proprietário de embarcação pela prática de pesca ilegal entre...

STJ confirma garantia a militares bombeiros do Amazonas primazia de antiguidade por curso de formação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que reconheceu como legítimo...

Empresa que se omitiu diante de assédio no ambiente de trabalho deve indenizar empregada

A 17ª Turma do TRT da 2ª Região manteve indenização por danos morais a empregada vítima de violência física...