Interesse Público mostra casos de indenização por trabalho escravo

Interesse Público mostra casos de indenização por trabalho escravo

A pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, a Justiça determinou que o governo federal apresente um plano para contratar funcionários para o Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. A unidade de saúde pegou fogo em outubro de 2020 e desde então seus leitos de UTI estão fechados por falta de profissionais.

O MPF denunciou e a Justiça de Minas Gerais condenou o atual prefeito da cidade de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões, a dez anos de prisão por desviar medicamentos e materiais Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Segundo investigação, os bens desviados foram usados em bois de sua fazenda particular. Além do prefeito, também foi condenada a atual secretária municipal de Saúde e a responsável pelas compras do hospital na época dos fatos.

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, uma empregada doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão vai receber indenização de R$ 300 mil. A proposta foi construída em conjunto com os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho e a Defensoria Pública da União. Ela foi submetida ao regime ilegal de trabalho durante 25 anos. Após denúncias anônimas, a empregada foi resgatada em 2021 e encaminhada a um abrigo municipal – o empregador foi preso em flagrante.

A Estação Ecológica do Taim, próxima a Rio Grande (RS) tem como animal símbolo a capivara, que ali encontra proteção e tranquilidade. No entanto, no limite da reserva, esses animais foram alvo de ataques brutais e cruéis de caçadores ilegais, que filmaram os atos e depois divulgaram em redes sociais. O Interesse Público mostra que os autores do crime foram condenados pela Justiça.

Confira ainda a cerimônia de posse de novos procuradores da República e procuradores do Trabalho, aprovados respectivamente, no 29º e 21º Concursos de Provas e Títulos. A solenidade, realizada no Auditório JK, na Procuradoria-Geral da República, em Brasília, foi presidida pelo procurador-geral da República em exercício, Humberto Jacques de Medeiros, e contou com a participação do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.

Fonte: Asscom MPF

Leia mais

Resgate de embarcação submersa a 50 metros após naufrágio projeta nova fase na investigação criminal

A embarcação Lima de Abreu XV foi localizada no leito do Rio Amazonas a cerca de 50 metros de profundidade, após varreduras realizadas por...

Prisão preventiva em caso de naufrágio no Amazonas aponta para possível reavaliação do tipo penal

 A decisão que determinou a prisão preventiva do comandante da lancha Lima de Abreu XV, Pedro José da Silva Gomes, envolvida no naufrágio ocorrido...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Pedestre atingida por roda que se soltou de ônibus deve ser indenizada

A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença da Comarca de Belo Horizonte...

Homem consegue anulação de contrato de compra e venda de imóvel por propaganda enganosa

A 2ª Vara Federal de Pelotas (RS) anulou contrato de compra e venda de imóvel residencial, após ser constatado...

TJDFT garante manutenção de plano de saúde a dependentes após morte do titular

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve decisão que determinou...

TRT-21 reverte justa causa de doméstica que iniciou cumprimento do aviso prévio

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) reverteu a dispensa por justa causa por...