Escola de Contas Públicas do TCE-AM dá início a mais 10 cursos presenciais no interior do Amazonas

Escola de Contas Públicas do TCE-AM dá início a mais 10 cursos presenciais no interior do Amazonas

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) divulgou dez novos cursos que serão ministrados durante esta semana, de segunda a sexta-feira, em municípios do interior do Amazonas. Realizados de forma presencial, os cursos são abertos para a participação de servidores públicos, estudantes e integrantes da sociedade civil.

Conforme o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, apesar de presenciais, todos os cursos seguem protocolos de segurança sanitária. “Levamos esses cursos presencialmente para potencializar o aprendizado mesmo nos locais mais longínquos do nosso estado. Todos os protocolos são seguidos, com distanciamento social, uso de máscaras e de álcool em gel. Visamos o bom aprendizado, mas sem se esquecer do cuidado com a saúde pública”, ressaltou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Segundo a coordenadora da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos, o objetivo da Escola de Contas Públicas é dar continuidade aos cursos até o dia de encerramento do ano letivo, com data ainda a ser definida.

“O ECP Itinerante é um sucesso. Levamos capacitação a diversos municípios, dando conhecimento para que tanto o gestor possa utilizar o dinheiro público com qualidade e eficiência, quanto para que o morador da cidade saiba fiscalizar esses gastos. Devemos continuar com mais cursos no próximo ano e expandir para ainda mais cidades”, afirmou a coordenadora-geral da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos.

Programação

Os municípios de Fonte Boa e Itacoatiara vão receber o curso Obras Públicas, com foco na Nova Lei de Licitação e Contratos, com os instrutores Vinicius Medeiros Vieira e Edisley Martins Cabral, respectivamente. O curso visa explicar quais as principais mudanças no processo licitatório de obras e serviços de engenharia no contexto da Lei 14.133/2021.

Três municípios – Iranduba, Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira – devem receber o curso Gestão Pública Municipal, Prestação de Contas e Tomada de Contas Especial. Os cursos serão ministrados pelos instrutores Sérgio Augusto Meleiro, Gabriel Duarte e Adalberto Silva dos Santos.

O curso Nova Lei de Licitações e Contratos será ministrado no município de Nhamundá e Manacapuru, com os instrutores José Raimundo Maquiné Júnior e Thiago Correa Bezerra, respectivamente. O objetivo é esclarecer sobre as principais mudanças e semelhanças entre a Nova Lei de Licitações elegislações anteriores, bem como avaliar os efeitos da vigência da Nova Lei de Licitações com as legislações anteriores, apresentando ao público-alvo as novas modalidades, métodos de contratação direta, contratos e sanções.

Nova Olinda do Norte e São Sebastião do Uatumã receberão o curso Controle Interno, Transparência e Gestão de Risco. Os instrutores Adriano Noleto Carnib e Roberval Caldeira Pinheiro demonstrarão as melhores práticas de controle interno, visando a busca dos melhores resultados tanto das aplicações dos recursos das políticas públicas planejadas como na execução da despesa pública.

Já o município de Itapiranga receberá o curso Transferências Voluntárias, MROSC e Emendas Parlamentares. Ministrado pelo instrutor Mario Rossvelt, o curso busca esclarecer sobre  as principais dificuldades observadas na delimitação das transferências voluntárias de recursos, a promulgação da emenda constitucional 86 entre outras questões.

Todos os cursos acontecem de segunda a sexta-feira, com carga horária de 20h e emissão de certificado de participação.

Fonte: Asscom TCE-AM

Leia mais

Justiça aumenta para R$ 50 mil indenização à vítima de acidente de carro com motorista alcoolizado

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que condenou homem a indenizar, por danos morais, vítima...

Abuso na representação contra advogados é compensado com indenização às vítimas

Por entender que a representação apresentada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra um advogado extrapolou os limites fixados para o cabimento desse...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Defensoria cidadã promove atendimento de mais de 2 mil indígenas com registro civil

Ao longo de três dias, mais dois mil atendimentos foram realizados pelo mutirão “Mo’yha Aikawiano Hanuat Ko’i Pyt’awa Hap...

Defensoria obtém liminar para retirada de pessoas de áreas de risco em Manaus

Atendendo a uma solicitação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a Justiça Estadual concedeu nesta terça-feira (16)...

Defensoria promove projeto de incentivo a leitura por presos em São Paulo de Olivença

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou, na última semana, o projeto “Remição da Pena pela Leitura...

Defensoria do Amazonas lança núcleo especializado na Defesa de Povos Indígenas

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou, nesta sexta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, o Núcleo Especializado...