Em Uatumã, assassinos de grávida para retirada de bebê são condenados a quase 24 anos de prisão

Em Uatumã, assassinos de grávida para retirada de bebê são condenados a quase 24 anos de prisão

O Tribunal do Júri da Vara Única da Comarca de São Sebastião do Uatumã condenou na noite de quarta-feira (10/11) os réus Alex da Silva Carvalho e Joelma Keila Santana da Silva a 21 anos e três meses de prisão e a 23 anos e oito meses de prisão, respectivamente, ambos em regime fechado, pela morte da jovem Karoline do Canto Silva, crime ocorrido em outubro de 2017.

Conforme a denúncia formulada pelo Ministério Público com base no Inquérito Policial, quando foi morta, Karoline estava grávida de aproximadamente 37 semanas. Os sentenciados foram acusados de assassinar Karoline para tirar o bebê de seu ventre, numa cesareana forçada e a sangue frio, a fim de que Joelma Keila ficasse com o recém-nascido como se esse fosse seu filho.

O réus estavam presos desde a época do crime em uma unidade prisional da capital. Eles foram conduzidos ao município pela Secretaria de Administração Penitenciária para participar da sessão de julgamento da Ação Penal n.º 00000239-66.2017.8.04.7100 na quarta-feira.

A sessão de julgamento foi presidida pelo juiz Diego Martinez Fervenza Cantoário, titular da comarca, e realizada no Plenário da Câmara Municipal da cidade. O promotor de Justiça Iranilson de Araújo Ribeiro representou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM).

O réu Alex Carvalho teve em sua defesa os advogados André de Souza Oliveira e Wandeley San da Cruz Barbosa. A advogada Rosana Maria de Assis defendeu a ré Joelma Silva.

Cinco testemunhas – entre as arroladas pela acusação e a defesa – foram ouvidas durante o julgamento, dentre elas, a mãe da vítima.

A sentença foi lida pelo juiz Diego, às 22h30, e com a condenação os réus retornam ao sistema prisional da capital para o cumprimetno da pena.

Da sentença ainda cabe apelação.

Entenda o caso

Conforme a denúncia do MPE/AM, o crime ocorreu por volta de 23h30 do dia 18 de outubro de 2017, próximo ao campo de futebol de “Pelada Pimenta”, no Município de São Sebastião do Uatumã. Alex conhecia a vítima, sabia que ela estava grávida de mais de sete meses. Na denúncia, o MP relata que o réu teria convidado a vítima para um lanche, quando teria lhe oferecido bebida com medicamento para dopá-la e depois levado-a ao matagal em área atrás do campo de futebol. Lá, conforme os autos, a vítima foi esganada e já com a presença de Joelma Keyla, teve a barriga cortada para retirar o bebê. Em seguida, os acusados abandonaram a vítima no local, levando o recém-nascido com eles. O corpo de Karoline foi encontrado por populares na manhã seguinte. Ainda conforme a denúncia, fugiram da cidade utilizando a voadeira de linha comum logo de manhã cedo e foram presos em flagrante na cidade de Itapiranga.

Segundo a denúncia do Ministério Público, os réus confessaram os crimes, que tinham como objetivo obter uma criança para ser filho de Joelma: ela teria contratado o conhecido Alex para encontrar uma mulher que estivesse grávida.

A mãe da vítima teria informado à polícia que sua filha saiu para passear de motocicleta com o réu, que foi então localizado após buscas pela Polícia de Itapiranga e indicou onde estava Joelma com a criança (o bebê sobreviveu e foi levado ao hospital onde ficou internado por dias).

Os réus foram denunciados pelo MPE/AM como incursos nas sanções do art. 121, parágrafo 2.º, incisos I, III, IV e V, bem como dos artigos 132, 211, 242 e 249 todos do Código de Processo Penal Brasileiro.

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

STF pede informações ao Planalto sobre suposta burla de decisão que vedou orçamento secreto

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), requereu que os presidentes da República, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados se...

STF suspende reintegração de posse de área ocupada por famílias em Belo Horizonte (MG)

A pedido da Defensoria Púbica de Minas Gerais, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ordem de reintegração de posse em...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu nesta sexta-feira (19) prazo de 15 dias para o...

Operadora de Plano de saúde deve reestabelecer prestação de serviço a paciente com doença grave

A 3ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco determinou que operadora de plano de saúde reestabeleça em 24...

STF pede informações ao Planalto sobre suposta burla de decisão que vedou orçamento secreto

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), requereu que os presidentes da República, do Senado Federal e...

STF suspende reintegração de posse de área ocupada por famílias em Belo Horizonte (MG)

A pedido da Defensoria Púbica de Minas Gerais, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ordem...