​Conselheiro do TCE-AM apresenta inovações tecnológicas para Tribunais de Contas do país

​Conselheiro do TCE-AM apresenta inovações tecnológicas para Tribunais de Contas do país

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (22), o conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro, apresentou as inovações nas atividades de correição do TCE-AM relativas aos meios digitais. A apresentação aconteceu durante a Reunião das Corregedorias, que ocorreu virtualmente e contou com a presença de dez corregedores dos demais Tribunais de Contas do país.

A reunião foi transmitida, ao vivo, pelo canal da Escola de Contas do TCE de Sergipe, e pode ser visualizada, na íntegra, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=AL-btzEIoAs.
Na apresentação das atividades de correição do TCE-AM em 2021, o conselheiro-corregedor Júlio Pinheiro mostrou as inovações tecnológicas encontradas pela corregedoria da Corte de Contas em um cenário diferente do habitual. O estudo e a apresentação das atividades realizadas colaboram com uma avaliação própria da eficiência dos procedimentos adotados, com foco nos prazos processuais, legislações e diretrizes, informações processuais, estoque e atividades gerais.

“Pelo resultado que vem acontecendo, que estamos tendo nessa correição, podemos ver melhora. A ideia da Corregedoria é a construção de uma melhoria em nossos trabalhos, de um modelo processual melhor, para que tenhamos, efetivamente, um Tribunal de Contas melhor”, destacou o conselheiro Júlio Pinheiro, frisando a melhoria alcançada nos resultados.

Correição digital

O levantamento de dados com os setores da Corte de Contas ligados à análise da Corregedoria era realizado presencialmente. Com o cenário pandêmico, a Corregedoria iniciou um trabalho de adaptação para a transformação da correição para o formato 100% digital.

Este processo de adaptação virtual inclui a estratégia do uso intensivo de videoconferências; levantamento de dados em formulários digitais; critérios de classificação para seleções automáticas de processos; utilização do Sistema de Processo Eletrônico (Spede), e painéis de informações onlines.

Com base nos estudos apresentados, a Correição do TCE-AM segue um fluxo de fases que contribuem para uma maior eficiência dos resultados finais. O fluxo é baseado no planejamento, com os planos, cronogramas e análises prévias; seguindo da execução, que prevê uma coleta de dados e reuniões de alinhamento; relatórios, com análise dos dados obtidos, finalizando com o monitoramento, onde são verificadas as implementações alcançadas e avaliada a eficiência destes objetos.

O auditor do TCE-AM, Alber Furtado, e a chefe de gabinete da Corregedoria do Tribunal de Contas do Amazonas, Ana Isabela Brito, também participaram do evento.

A Reunião de Corregedorias contou com a participação do presidente do TCE/SE, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, e dos corregedores do TCE/SE, Carlos Pinna de Assis; do TCE/BA, Fernando Vita; do TCE/PE, Teresa Duere; do TCE/TO, Severiano Aguiar; do TCE/CE, Patrícia Saboia; do TCE/AL, Maria Cleide; do TCE/AC, Valmir Ribeiro; do TCE/BA, Inaldo Paixão, e do TCE/PI, Kennedy Barros.

Fonte: Asscom TCE-AM

Leia mais

Habeas Corpus de ofício em 2ª. instância ocorre somente em caso de patente ilegalidade, julga TJAM

O Defensor Público Fernando Figueiredo Serejo Mestrinho recorreu de decisão monocrática do Desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos que indeferiu, liminarmente, pedido de concessão...

Renúncia de advogado implica que parte cumpra dever de constituição de novo causídico, diz TJAM

Nos autos do processo 0004715-68.2021.8.04.0000, o Desembargador Paulo César Caminha e Lima negou provimento a agravo regimental no qual J. L. Chaar Simão-Amazon Print...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Professora de Manaus ganha direito a indenização por contrato temporário que excede prazo de 2 anos

Nos autos do processo nº 0665343-39.2019.8.04.0001 que tramitou na...

Gratificação de motorista de viatura Militar no Amazonas se aplica ao soldo, decide Tribunal

Nos autos do processo nº 0244691-47.2011, em julgamento de...

Últimas

Estado do AM é condenado a atender normas de humanização e prevenção da violência obstétrica

Em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM),...

TRF1 mantém condenação de réus por roubo de carga de cigarros

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou provimento à apelação para absolver dois réus...

Habeas Corpus de ofício em 2ª. instância ocorre somente em caso de patente ilegalidade, julga TJAM

O Defensor Público Fernando Figueiredo Serejo Mestrinho recorreu de decisão monocrática do Desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos que...

STJ: Estado paga perícia em ação acidentária improcedente

Sob o rito dos recursos especiais repetitivos (Tema 1.044), a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou...