No interior, justiça determina inclusão de paciente em programa para cirurgia oftalmológica

No interior, justiça determina inclusão de paciente em programa para cirurgia oftalmológica

O juiz David Nicollas Vieira Lins, titular da Vara Única da Comarca de Guajará, determinou que o Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Saúde, e o Município de Guajará, façam a inclusão imediata de um paciente no cadastro de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com a consequente transferência para Manaus, a fim de ser submetido a cirurgia de remoção do pterígio, em ambos os olhos.

A decisão interlocutória (tutela de urgência) foi deferida nos autos n.º 0600490-49.2024.8.04.430 em 24 de julho último – no mesmo dia em que o processo foi recebido pela Vara – e disponibilizada na segunda-feira (29/07) no Diário da Justiça Eletrônico (DJe).

Na ação, o requerente relata que representou contra o Município de Guajará porque, ao se reportar ao Setor de TFD da Prefeitura foi informado de que a cirurgia “fugia do orçamento da Secretaria de Saúde para custeio do tratamento, que somente através da Justiça é que o Município poderá custear, pelo TFD, necessitando para tanto uma ordem judicial”.

Ao conceder a liminar em favor do requerente, o magistrado entendeu estarem presentes os pressupostos legais (fumus boni iuris e o periculum in mora) e, ainda, com base nos arts. 20 e 22, da Lei de Introdução às Normas do Direito Básico (LNDB), e determinou a liberação de passagens, estadia e ajuda de custo para o paciente e um acompanhante “pelo tempo em que ficarem no município de Manaus/AM, providenciando todo o tratamento médico, seja clínico, ambulatorial e/ou cirúrgico, sob pena do bloqueio de valores correspondentes ao necessário à satisfação da obrigação, sem prejuízo da fixação de multa por descumprimento”.

O juiz determinou também que o transporte público poderá ser fornecido por meio das aeronaves utilizadas pelo próprio Estado do Amazonas, “mas, em caso de impossibilidade técnica e/ou operacional, demonstrada nos autos, deverão ser providenciadas passagens aéreas para a paciente e acompanhante nas empresas de voos regulares”.

O magistrado determinou, ainda, a intimação das partes para ciência de todo teor da decisão, via oficial de Justiça e por meio de citação eletrônica, e os réus foram cientificados no dia 26 de julho. As partes requeridas podem apresentar contestação nos autos, no prazo de 15 dias, cabendo, ainda, a interposição dos expedientes que entenderem adequados.

O que é o pterígio

Segundo consta no pedido inicial o pterígio (CID 10 H 110) se trata do crescimento de tecido sobre a conjuntiva e que pode se espalhar também para a córnea, sempre crescendo em direção ao centro do olho, podendo afetar a visão do paciente, que necessita de cirurgia urgente, como única forma de conter a doença, comumente chamada de carne crescida.

 

Fonte: TJAM

Leia mais

Justiça determina que companhia aérea permita transporte de coelho em cabine de avião

O juiz Luiz Pires de Carvalho Neto, titular do 14.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, julgou parcialmente procedente uma Ação de Obrigação...

Resultado preliminar do processo seletivo para juízes leigos do TJAM é divulgado

O Poder Judiciário Estadual, por meio da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), divulgou o resultado preliminar das provas objetivas e da avaliação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça determina que companhia aérea permita transporte de coelho em cabine de avião

O juiz Luiz Pires de Carvalho Neto, titular do 14.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, julgou parcialmente...

“Em 64 não precisou assinar nada”, diz Cid em mensagens golpistas

Trechos do relatório da Polícia Federal (PF) para o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa...

Golpe não ocorreu por falta de apoio do Exército, diz PF

A Polícia Federal (PF) estima que o plano de golpe de Estado que estava sendo articulado seria consumado pelo...

STF suspende lei do Rio de Janeiro sobre transporte de animais em cabines de aviões

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu lei do Estado do Rio de Janeiro que obriga...