No Dia Mundial do Meio Ambiente, STF inaugura experiência imersiva “Amazônia Viva”

No Dia Mundial do Meio Ambiente, STF inaugura experiência imersiva “Amazônia Viva”

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi inaugurada no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira 5/6, a experiência imersiva em realidade virtual “Amazônia Viva”. O filme permite uma viagem pelo Rio Tapajós e mostra a beleza e a diversidade da fauna e da flora de parte da região amazônica.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, abriu a instalação, acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Ayres Brito (aposentado). Após participar da experiência usando óculos 3D, Barroso disse ter se sentido dentro da floresta, com toda vegetação exuberante, animais e igarapés. “Acho que é um momento importante de conscientização sobre a Amazônia, em que a natureza dá um alerta para o Brasil e para o mundo com a tragédia no Rio Grande do Sul.”

Barroso afirmou que a floresta amazônica é um grande ativo ambiental e não um passivo. “Temos que encontrar mecanismos de sustentabilidade para as 25 milhões de pessoas que vivem lá.” E criticou os negacionistas que não acreditam na existência das mudanças climáticas, apesar dos alertas dos cientistas e das evidências trazidas pelas tragédias climáticos no mundo.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil, Alberto Capella, agradeceu ao presidente do STF pelo convite e disse que o filme é uma oportunidade de visualização virtual da floresta e de demonstração da importância da preservação do bioma amazônico.

Presentes
A cacica Raquel Tupinambá, coordenadora do Conselho Indígena do Baixo Tapajós no Amazonas, participa do filme “Amazônia Viva” como guia e esteve presente no evento no STF. Ela disse ter esperança de que o uso da tecnologia, a beleza das florestas e a ciência dos povos tradicionais ajudem a aumentar o apoio da sociedade brasileira e das autoridades na luta contra o desmatamento florestal. Ela aproveitou a ocasião para pedir a demarcação das terras indígenas e a colaboração para o desenvolvimento territorial sustentável da região.

O evento teve a participação, ainda, do coordenador nacional da Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais da ONU, Carlos Vicente, do pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e co-presidente do Painel Científico da Amazônia, Carlos Nobre, e da representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Maria Irene Lopes dos Santos.

Aberto ao público
A exibição do filme está aberta ao público externo e permanecerá no edifício-sede do STF até 30/6. As visitações acontecerão todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 11h às 16h.

Durante 10 minutos, o filme desvenda, de forma interativa, ambientes da floresta amazônica. Além de interagir de forma virtual com o ambiente, a produção possui uma tecnologia inovadora, produzida por uma startup brasileira, que é a emanação de cheiros da floresta, inclusive de queimadas.

Leia mais

DPE-AM media acordo para retirar famílias de área de risco e garantir moradia pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está mediando um acordo entre moradores da área de risco do bairro Redenção que desabou no...

Demolições executadas pelo poder público sem notificação prévia podem gerar danos morais, diz TJAM

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), formando precedentes em jurisprudência, já manteve sentença que condenou  o Estado do Amazonas ...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Peticionamento eletrônico do TST terá mudanças nas regras para envio de petições

O sistema de peticionamento eletrônico (e-Doc) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) terá novas regras para o envio de...

DPE-AM media acordo para retirar famílias de área de risco e garantir moradia pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está mediando um acordo entre moradores da área de risco do...

Demolições executadas pelo poder público sem notificação prévia podem gerar danos morais, diz TJAM

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), formando precedentes em jurisprudência, já manteve sentença que...

Facebook é condenado a indenizar por não recuperar acesso a conta hackeada

A gratuidade para a abertura de conta em rede social não afasta a relação de consumo estabelecida entre a...