O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva promete que não haverá ‘revanchismo’ com o Judiciário. A primeira reunião de Lula, então agendada para o dia de hoje, será com a Ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber e o também Ministro Alexandre de Moraes, do TSE. A ideia é transparecer uma relação oposta a que foi mantida por Jair Bolsonaro, que viveu seu mandato fazendo ataques à Suprema Corte, em rompimento institucional.
O revanchismo a que se refere Lula, assessorado por sua equipe jurídica, é de que não existirá espaço para o passado em relação as ações da Lava Jato, que, inclusive, resultaram na prisão do ex-presidente, na época de Sérgio Moro. O encontro visa ser o de pregar a reaproximação das instituições e o restabelecimento da normalidade entre os poderes.
A Administração de Bolsonaro foi marcada por intensos conflitos entre o presidente e os Ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes. Bolsonaro chegou a apresentar um pedido de impeachment contra Moraes, que foi arquivado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.